Esporte

Tigre: a melhor campanha em 32 anos

Empate com o Londrina iguala o começo que o clube teve na Série B de 1991. Na era dos pontos corridos é o melhor desempenho do Criciúma nas quatro primeiras rodadas

Foto: Celso da Luz

O bom começo do Tricolor Carvoeiro, na Série B deste ano, já entrou para a história do clube. Desde 1991, o time não conseguia um início tão positivo na Série B do Brasileiro. No ano em que o Tigre ganhou a Copa do Brasil, o início da caminhada na Segunda Divisão também foi promissor: três vitórias e um empate. Tudo começou com um 2 a 2 com o Joinville, no Ernestão, depois triunfos contra Blumenau, Paraná e Coritiba. Na quinta rodada, derrota para o Figueirense por 1 a 0. Na época, a Série B nacional começava com disputas regionalizadas.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A arrancada deste ano só perde para os começos de 1986 e 1989. Há 37 anos, o clube terminou a disputa de forma invicta: seis vitórias e dois empates. A competição era dividida em quatro chaves com nove equipes cada, e os vencedores de cada grupo subiriam para a Série A: no caso, Treze, Central de Caruaru, Inter de Limeira e Criciúma.

Nunca houve uma fase final entre estes quatro, e por isto a CBF não considera nenhum dos quatro como campeão. A primeira divisão com a participação dos quatro, inclusive, foi realizada naquele mesmo ano, mas só terminou em março de 1987 com o título do São Paulo.

Em 1989, a campanha começou com seis jogos de invencibilidade: três vitórias e três empates. A primeira derrota veio para o Pelotas, fora de casa, na sétima rodada. Naquele ano, o Tigre acabou eliminado pelo campeão, Bragantino, nas quartas de final.

Retrospecto superior ao de 2012

Há 11 anos, o Tigre foi campeão da Série B do Brasileiro e, consequentemente, obteve o acesso para a Série A. Porém, o desempenho, nos quatro primeiros jogos, é inferior ao desse ano. Foram três vitórias e uma derrota (América-MG 3 a 0, fora de casa). Porém, depois, o time enfileirou oito vitórias e dois empates em 10 jogos. Na 15ª rodada, o Tricolor Carvoeiro perdeu o segundo jogo no campeonato: 3 a 1 para o Joinville, fora de casa.

A primeira participação do Criciúma, na Série B por pontos corridos, foi em 2007. O regulamento foi estabelecido um ano antes, mas o Tigre estava na Terceira Divisão do futebol nacional.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Neste ano, o Criciúma ainda está invicto na competição: são três vitórias (diante de Tombense, Ponte Preta e Avaí) e um empate (contra o Londrina). O próximo desafio é no sábado, às 16 horas, diante do Ituano no Majestoso. “Estamos contentes pela pontuação e pelo rendimento. O campeonato vai ter esses enroscos de ganhar, empatar…

O que a gente precisa é ter uma competição de regularidade, e buscar o que a gente quer, que é a vitória”, finaliza o técnico Cláudio Tencati, ainda após o jogo diante do Londrina, na segunda-feira.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Terceira fase da campanha de vacinação contra influenza inicia nesta segunda-feira

Criciúma terá ponto estratégico para moradores da região central no início da nova fase

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.