Saúde

Santa Catarina amplia acesso ao tratamento de AVC no SUS

Agora, o procedimento de Trombectomia Mecânica, utilizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres em casos agudos, está disponível em todo o estado

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina anunciou a expansão do acesso ao tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o procedimento de Trombectomia Mecânica, utilizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres em casos agudos, está disponível em todo o estado.

Anteriormente, a Trombectomia Mecânica era realizada pelo SUS apenas nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. A inclusão desse tratamento no Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina implica uma reorganização nos fluxos e serviços, permitindo que novos hospitais possam oferecer o procedimento.

De acordo com a SES, a intervenção é recomendada quando os sintomas surgem em uma janela crítica de oito a 24 horas.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destaca a importância dessa ampliação: “Estamos expandindo os serviços e facilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em diferentes regiões do Estado. Dessa forma, descentralizamos os procedimentos e asseguramos uma assistência mais abrangente aos pacientes.”

O AVC, segundo o Ministério da Saúde, ocorre quando os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, resultando na paralisia da área cerebral sem circulação sanguínea. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo, afetando mais frequentemente os homens. O diagnóstico e tratamento rápidos aumentam significativamente as chances de recuperação completa.

Sinais de alerta para o AVC incluem fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna, confusão mental, dificuldade de fala ou compreensão, perda repentina da visão, alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou mudança no andar, e dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente. Em caso de qualquer um desses sintomas, é recomendado ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192), Bombeiros (193) ou encaminhar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada.

Notícias Relacionadas

Heriberto Hülse não receberá Inter e Belgrano, mas pode receber Inter e Delfin

Saída de pista e colisão com poste causa morte de motorista em rodovia de SC

Motorista tinha 25 anos; não havia outras pessoas no carro

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para tempestade em SC

Comunicado se estende para sudoeste do Paraná e o Norte do Rio Grande do Sul.

Maio Amarelo: Telefone celular é o principal incômodo de motoristas em rodovias, revela pesquisa do Grupo CCR

Segunda edição do ranking de fatores que geram maior irritação nas estradas ouviu 25 mil pessoas em cinco estados brasileiros