Educação

Projeto de Extensão ensina primeiros socorros a estudantes

Idealizado pelo professor e coordenador do curso de enfermagem Lucas Corrêa Preis, o projeto foi executado por 37 alunas do curso de graduação em Enfermagem

Divulgação

Um projeto de Extensão do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) ensinou, em 2023, cerca de 270 estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental as Noções de Primeiros Socorros. Intitulado “Primeiros Socorros na Comunidade: Educando para Salvar Vidas”, o projeto atendeu alunos de escolas dos municípios de Orleans, Lauro Müller, Braço do Norte e Armazém.

Idealizado pelo professor e coordenador do curso de enfermagem Lucas Corrêa Preis, o projeto foi executado por 37 alunas do curso de graduação em Enfermagem, sob a coordenação da professora Patrícia Cabral. Conforme a professora, que também é enfermeira e médica veterinária, os participantes se mostraram bastante empolgados em aprender e ficavam atentos às atividades demonstradas. “O uso de manequins para as atividades de educação em saúde despertou ainda mais o interesse e vontade de executar as manobras aprendidas pelos alunos”, comentou.

As ações foram centradas em esclarecer os estudantes sobre primeiros socorros em cuidados com queimaduras, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, desmaios, crises convulsivas, verificação de sinais vitais (FC, FR), cortes e sangramentos, e ainda os telefones de contato em casos de emergência, como o SAMU e Corpo de Bombeiros.

Segundo a professora, o projeto traz contribuições sociais, como a capacitação dos estudantes sobre procedimentos cruciais em emergências. “Isso põe a comunidade numa condição de mais preparo para lidar com acidentes e situações críticas, além de conscientizar sobre responsabilidade coletiva na promoção da saúde e segurança coletiva e individual”, afirma.

Notícias Relacionadas

Heriberto Hülse receberá vistoria da Conmebol

Carro fica irreconhecível após bater em ônibus e motorista morre na BR-282 em SC

Acidente aconteceu na noite desta terça-feira (14) em Cordilheira Alta

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e prende estelionatário

O investigado trabalhava na loja Magazine Luiza de Braço do Norte e prometia descontos "ultra especiais" na aquisição de produtos, justificando que tinha acesso a essas vantagens devido ao seu emprego na empresa

Trio gaúcho apita Criciúma e Palmeiras