Clima

Temporal deixa SC em alerta para risco de raios, alagamentos e enxurrada

Aviso é da Defesa Civil e vale para a noite desta segunda-feira (26) e madrugada de terça-feira (27)

Foto: Tiago Ghizoni

A previsão de um temporal que se aproxima de Santa Catarina traz um alerta para risco de raios, vento e possíveis alagamentos acompanhados de enxurrada no Estado, principalmente entre o grande Oeste e parte dos planaltos. O aviso é da Defesa Civil e vale para a noite desta segunda-feira (26) e madrugada de terça-feira (27).

Conforme o órgão de monitoramento, o tempo muda por conta da aproximação de uma frente fria combinada com uma área de baixa pressão que favorece a ocorrência de temporais isolados.

A chuva deve ser intensa, por isso, há risco de alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e queda de galhos e árvores nas áreas em laranja no mapa (confira na imagem abaixo). Também há possibilidade de ocorrências nas áreas em amarelo, mas de forma mais moderada.

Ainda conforme a Defesa Civil, ao longo da tarde e noite da terça-feira, um sistema de baixa pressão se forma sobre a costa do sul do Brasil e os temporais se espalham para as demais regiões do Estado.

Recomendações

Caso se inicie um temporal, a Defesa Civil recomenda que se evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite-se, também, atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.

Em áreas com risco de deslizamentos, é preciso ficar atento a inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo de casa e aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Heriberto Hülse não receberá Inter e Belgrano, mas pode receber Inter e Delfin

Saída de pista e colisão com poste causa morte de motorista em rodovia de SC

Motorista tinha 25 anos; não havia outras pessoas no carro

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para tempestade em SC

Comunicado se estende para sudoeste do Paraná e o Norte do Rio Grande do Sul.

Maio Amarelo: Telefone celular é o principal incômodo de motoristas em rodovias, revela pesquisa do Grupo CCR

Segunda edição do ranking de fatores que geram maior irritação nas estradas ouviu 25 mil pessoas em cinco estados brasileiros