Clima

Temporal em SC gera alerta para risco de enxurradas, vendaval e queda de granizo

Defesa Civil alerta para chuva volumosa entre esta segunda e terça-feira

Foto: Lucas Amorelli

O avanço de uma frente fria vai contribuir para o desenvolvimento de temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. O fenômeno deve ocorrer entre segunda (4) e terça-feira (5). Com isso, há risco alto (nas áreas em laranja do mapa abaixo) e moderado (nas áreas em amarelo) para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, deslizamentos e danos à rede elétrica.

As instabilidades climáticas avançam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul ainda pela manhã, mas ganham força a partir da tarde, principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense, onde são esperados os maiores volumes de chuva. O Litoral Norte e áreas próximas também é destaque para as chuvas, que ocorrem de forma intensa e volumosa entre a noite da segunda (4) e a madrugada de terça (5).

Ao longo da terça-feira (5) o dia continua chuvoso no Estado, mas com o afastamento da frente fria as instabilidades perdem força gradualmente até o período da noite. Em média, entre segunda (4) e terça-feira (5) os acumulados variam entre 75 e 100 mm entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e grande parte do Litoral. No Litoral Norte os volumes totais devem ser ainda maiores, variando em torno de 150 mm.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Videogame vira caso de polícia em Braço do Norte

Moradora alega que o vizinho fala e grita alto enquanto joga; incomodada, ela acionou a guarnição

Basílica Menor: o que muda após Papa Francisco elevar título de santuário de SC

Após o Papa Francisco elevar o SCMJ, o local passará por uma série de mudanças, como por exemplo, a obtenção de símbolos que identifiquem uma Basílica Menor

Bomba: CBF remarca Criciúma x Palmeiras e terá jogo do Internacional no Majestoso

Satc e ABCS oferecem 50 postos de trabalho a profissionais que atuam no RS

Parceria com o Instituto Caldeiras visa disponibilizar um local equipado para que atingidos pelas enchentes possam continuar suas atividades