Geral

Projeto de Eficiência Energética leva conscientização para estudantes

Parceria entre UniSatc com a empresa Força e Luz João Cesa, de Siderópolis vai impactar mais de 2.700 pessoas

Foto: SATC

Com o foco em conscientizar estudantes sobre o uso responsável de energia o Centro Universitário UniSatc e a empresa Força e Luz João Cesa, de Siderópolis desenvolveram um projeto educacional focado em eficiência energética dentro de casa. O Projeto de Eficiência Energética ANEEL oferece aos alunos do 1º ao 9º ano, os conceitos fundamentais de energia e suas formas de conservação em casa.

O projeto teve início em 2023 com a construção da casa eficiente para a visita dos estudantes. Na última semana, 45 estudantes e professores da escola EEB José do Patrocínio foram os primeiros a conhecer o conceito da casa e aprender mais sobre como o uso consciente de energia ajuda o planeta. As orientações sobre o uso da energia são de responsabilidade dos alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, garantindo que os alunos recebam informações precisas e relevantes de maneira acessível e envolvente.

“Por meio de atividades lúdicas e de um jogo, eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais a respeito de formas de se economizar energia elétrica numa residência”, conta o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, André Abelardo Tavares.

Esta foi a primeira visita de uma série de visitas que ocorrerão neste ano totalizando aproximadamente 900 alunos e professores participantes diretamente do projeto. Ao todo, serão 15 meses de visitas, que irão impactar mais de 2.700 pessoas.

“É importante adotar práticas que visem não apenas a economia de energia, mas também o uso responsável dos recursos naturais envolvidos no processo de sua geração. O uso consciente da energia contribui não apenas para a redução das contas de energia, mas também para a preservação dos recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais associados à sua geração”, ressalta o coordenador.

A visita foi conduzida pelos acadêmicos João Luiz Rosso, Gabriela Frasson, Karolyne Vicente e a professora Franciele Ronchi, além do coordenador André Abelardo Tavares.

Notícias Relacionadas

Heriberto Hülse não receberá Inter e Belgrano, mas pode receber Inter e Delfin

Saída de pista e colisão com poste causa morte de motorista em rodovia de SC

Motorista tinha 25 anos; não havia outras pessoas no carro

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para tempestade em SC

Comunicado se estende para sudoeste do Paraná e o Norte do Rio Grande do Sul.

Maio Amarelo: Telefone celular é o principal incômodo de motoristas em rodovias, revela pesquisa do Grupo CCR

Segunda edição do ranking de fatores que geram maior irritação nas estradas ouviu 25 mil pessoas em cinco estados brasileiros