Educação

Novo Ensino Médio: curso técnico oferecido pela Satc eleva formação de nível médio dos alunos

Ampliação de carreira e novas possibilidades de ingresso no ensino superior são diferenciais que guiam os jovens para o futuro

Foto: Divulgação

Durante o período escolar os alunos são ensinados a compreenderam diferentes áreas do conhecimento, que serão o molde para a vida adulta de crianças e adolescentes. Mas, para que o direcionamento seja mais assertivo, as possibilidades ofertadas pele curso técnico contribuem para competências além da sala de aula. No Colégio Satc, a aplicação do Novo Ensino Médio ultrapassa as solicitações de ensino do Governo Federal, quando se fala em carga horária e atividades práticas, visto que, ao cursarem o 2º e 3º ano do Médio, os estudantes tem a oportunidade de escolher um curso técnico.

Com essa proposta de ensino, os futuros profissionais da Satc têm uma ampliação de sua recém carreira e tem a possibilidade de ingressar no ensino superior com maior direcionamento. “Nosso aluno faz o Ensino Médio concomitante com Técnico, o que faz com que tenha maior responsabilidade de horários, prazos e organização dos estudos. Esse estudante sai mais preparado, porque já tem uma profissão, já amplia o conhecimento sobre as áreas dos cursos superiores. Para nós, o ensino deve ter sequência na fase adulta, refletindo positivamente na vida profissional dos jovens”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

A Satc vem de encontro com as tendências nacionais e mundiais, quando se fala na importância do profissional técnico para o mercado. “A capacitação da juventude para diferentes nichos de atuação é sem dúvida um vetor de desenvolvimento econômico e social para o Brasil. Unir o Médio com o Técnico faz com que esse aluno tenha uma visão diferenciada. Ele vivência o que é o trabalho, tem uma aproximação com o mercado a partir de visitas técnicas ou de feiras como fazemos aqui na Satc”, conta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

Ensino Médio e Técnico para o futuro

Em seus 61 anos de história, a Satc tem em sua marca o reconhecimento de Criciúma e região pelo ensino focado na formação técnica. A cada nova fase escolar os alunos são desafiados a vivenciar diferentes perspectivas e isso é percebido pelo aumento de alunos ingressantes no Ensino Médio da instituição.

“Em 2024, somamos mais de 600 alunos em formação no Curso Técnico, um número alto que vem de encontro com o crescimento do mercado. O número de estudantes no 1º ano do Ensino Médio vem aumentando também, mostrando a relevância em que nossa proposta educacional tem para a população da nossa região”, conta Izes.

A grande aproximação da Satc com a indústria faz com que a geração de oportunidades seja mais próxima dos alunos. “Nosso propósito é possibilitar para os estudantes uma entrada direta no mercado de trabalho, para que cresçam na área e possam se desenvolver profissionalmente. Uma questão quando se fala no profissional técnico é de que ele vai ter oportunidade em vagas pouco valorizadas e isso já mudou, as empresas estão precisando de profissionais com experiências reais de mercado”, pontua o coordenador do Ensino Técnico da Satc, Adelor da Costa.

Verticalização do Ensino

Com uma proposta educacional pensada no futuro dos jovens, o Colégio Satc propõe a verticalização de cursos com o Centro Universitário UniSatc, fazendo com esses profissionais já inseridos no mercado com o estágio possam crescer ainda mais.

“Com essa união entre níveis de ensino, nós conseguimos ter vários parâmetros e um deles é a identificação do diferencial do aluno que faz o curso técnico e vai pro ensino superior. Esse acadêmico tem visão, já possui habilidades técnicas, já teve contato com teorias e aulas práticas. Um caminho super importante e que tem valor para as empresas”, relata o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

Com a possibilidade de mudanças no Novo Ensino Médio, o Colégio Satc seguirá propondo um ensino focado na formação geral básica dos alunos. Unindo-a à uma aprendizagem com valor e que possibilite com que os estudantes também façam suas escolhas para o futuro profissional.

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