Geral

Abertura do projeto “Conhecer para Pertencer” ocorre na próxima terça-feira, com palestras, em Urussanga

Projeto será aplicado nas escolas, mas palestra é aberta a toda comunidade. A iniciativa traz como tema os 145 anos da Imigração Italiana no município.

Foto: Divulgação

Em seu segundo ano, o projeto “Conhecer para Pertencer” traz como tema os 145 anos da Imigração Italiana em Urussanga. Promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, a iniciativa visa a valorização do patrimônio histórico-cultural do município.

Para marcar a abertura da edição 2023, uma noite de cultura e conhecimento está sendo preparada. Será na próxima terça-feira, 18 de abril, na Sociedade Recreativa Urussanga. Com início às 19h, o evento é gratuito e aberto a toda população.

As palestras escolhidas para a abertura do projeto foram: “Urussanga, fruto de um fenômeno migratório” , ministrada pelo Arquiteto Urbanista, professor e pesquisador da História e Cultura italiana do Estado de Santa Catarina, Névton Vicente Rech Bortolotto; e “Indicação Geográfica Vales da Uva Goethe – importância para o território, cultura e saber fazer”, ministrada pelo Eng. Agrônomo, Mestre em Ciência de Alimentos (UFSC), especialidade em Indicações Geográficas, Rogério Ern.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“São duas palestras que abordam temas extremamente relevantes, já que nós, como líderes da educação, temos o dever de colaborar para a manutenção da nossa história e cultura. Convidamos em especial, todos os professores que atuarão diretamente com o projeto em sala de aula para participar deste evento de abertura, mas também destacamos a importância das palestras para membros do turismo, cultura e vitivinicultura urussanguense”, destaca a Secretária de Educação, Janea Possamai.

Projeto nas Escolas
O projeto “Conhecer para Pertencer – 145 anos da Imigração Italiana” será trabalhado, posteriormente, em todas as escolas do município, incluindo as unidades estaduais, particular e APAE, com o objetivo de promover situações de aprendizagem multidisciplinares que valorizem a identidade histórico-cultural de Urussanga.

“Com isso, os estudantes podem ampliar a percepção ítalo-cultural e preservar a memória e a história do nosso município. Quando a população conhece a cultura local, se torna mais fácil se sentir realmente pertencente à ela”, explica a secretária de educação, Janea Possamai.