Economia

Ação contra corrupção e retorno de impostos é realizada em Braço do Norte

Em parceria com a Casa Silva, o evento sorteou três nomes que terão direito de compra de eletrodomésticos sem impostos.

Foto: Lysiê Santos

Em alusão ao Feirão do Imposto comemorado nesse sábado em todo o país (27), diversas entidades promoveram ações contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Nesse sábado, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) estiveram reunidos em frente à igreja matriz para divulgação da campanha com venda de chopp e eletrodomésticos sem imposto.

Em parceria com a Casa Silva, o evento sorteou três nomes que terão direito de compra de eletrodomésticos sem impostos. Os ganhadores Luiz Gonzaga Salvador, Lúcia da Silva Boeing e Anderson W. Meurer terão até o dia 31 para efetuar a compra. “Fiz um cáculo aproximado e só nesses 10 eletrodomésticos que colocamos em exposição temos mais de R$ 5 mil de impostos imbutidos. Queremos alertar a população a cobrar do governo o retorno desses tributos para setores básicos como educação, saúde e infraestrutura”, alerta o coordenador da ação no município Bruno Tenfen.

O Feirão do Imposto ocorreu em mais de 100 cidades em todo o país com o intuito de mobilizar a sociedade e conscientizar sobre a alta carga tributária. Esse ano o tema foi “Chega de Mão Grande”, com ações contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Durante todo o mês as entidades empresariais, por meio do núcleo jovem, realizaram atividades de conscientização.

[soliloquy id="223217"]

O Feirão e seus resultados

O Projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003 em Joinville, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (Acij), que mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.

A confederação, os movimentos estaduais e os parceiros na realização do evento já alcançaram importantes resultados para reduzir a carga tributária brasileira, além de conscientizar, a cada ano, uma grande parcela da população. Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.

Colaboração: Lysiê Santos – Assessoria de Imprensa ACIVALE

Notícias Relacionadas

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.