Geral

Acidente com criança levanta questões de segurança no mirante da Serra do Rio do Rastro

Queda ocorreu na tarde de domingo (28) na Serra do Rio do Rastro

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

O acidente que deixou uma criança de nove anos levemente ferida no mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, no Sul de Santa Catarina, levantou questões sobre a segurança no local, que é ponto de visita para muitos turistas.

No domingo (28), a menina Isadora Morales caiu de uma altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de dez andares, e continua internada no Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, na Serra. O pai e a mãe aproveitaram o domingo de sol para levar a única filha para conhecer um dos cartões postais da região serrana. A família deixou o mirante oficial e foi até uma outra área, onde diziam ter uma vista melhor das curvas. Na volta, Isadora sofreu a queda. Ela foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros.

"Está sendo muito bonito, a região aqui também é muito bonita", disse uma turista que ficou encantada com a paisagem na Serra do Rio do Rastro. A beleza contrasta com os perigos do local e a altura que encanta também trás insegurança, já que as muretas são baixas e sem proteção e há buracos no muro, sem nenhuma grande de proteção.

A turista Jeane Tamanuska ultrapassou o muro para tirar uma foto. "Perigoso é, mas a adrenalina…", argumentou. "Eu não penso no medo. Penso na emoção de tirar foto", completou Jeane em entrevista concedida ao Portal G1.

Sobre a menina que sofreu a queda, a mãe dela, Sueli de Jesus, contou que "a Isadora foi pisar em um monte de capim mais alto, ela escorregou e simplesmente desapareceu dos nossos olhos". No local onde houve o acidente, não há placas indicando perigo. Para o bombeiro voluntário Leonardo Tenfen, "é importante que se amplie essa segurança, alguma coisa além das cercas. Mas o pessoal também tem que respeitar".

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim informou que vai discutir o tema em uma reunião, mas já garantiu que irá colocar placas no mirante. Em 2012, um homem  caiu da Serra do Rio do Rastro enquanto tirava fotos no local.