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Aeroporto de Jaguaruna tem um ano de operação

Créditos: RDL Aeroportos/DS

Créditos: RDL Aeroportos/DS

Há um ano, o primeiro voo comercial chegou ao Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. Em 12 meses de atividade, cerca de 40 mil passageiros foram transportados, conforme a RDL Aeroportos, e as perspectivas são de que o local se torne o principal aeroporto regional do Sul do Estado.

Quem aponta essa intenção é o diretor da Secretaria Estadual de Infraestrutura, José Carlos Müller, que acompanha as negociações que pretendem, além de ampliar a operação comercial, transformar o local em um aeroporto de cargas, fundamental para a logística da região.

“As tratativas são negociações que se estendem por períodos mais longos, não é algo que se resolve de forma rápida, mas elas estão em curso. A viabilização de transformar o aeroporto de Jaguaruna em um local de transporte de cargas depende de mercados, empresas de transportes, com as quais temos tido reuniões e conversas. Mas além disso, depende também de órgãos federais, que são envolvidos no processo conforme ele avança”, pontua.

Müller destaca que, embora não haja nada pontual que possa ser destacado nas negociações, o importante é que o próprio governador Raimundo Colombo vê o assunto como estratégico. “O governador vê com muita empolgação a possibilidade de expansão do aeroporto regional. O aeroporto é viável e caminha para ser o regional de maior uso no Sul dentro de alguns anos, até pela sua estrutura”, destaca.

O diretor ainda ressalta que a intenção da criação do local sempre foi que ele se voltasse também ao transporte de cargas – tanto que existe um projeto de expansão da pista, para que isso seja viável. “O transporte de cargas depende dessa expansão, então, conforme vamos avançando nas negociações, também estamos planejando esta obra”, garante Müller, sem falar em prazos.

Recentemente, foi anunciado que o aeroporto terá um voo da TAM suspenso, às quartas-feiras. Müller pontua que isso é um reflexo de uma realidade que vem atingindo o país. “Não foi no aeroporto de Jaguaruna que tivemos um voo fechado, outros vários aeroportos tiveram voos fechados. É uma realidade que reflete a economia do país e inclusive tem atingido menos SC, que tem se mantido melhor que outros Estados neste cenário”, avalia.

Cultura

Para Pedro Luis Machado, gerente de navegação aérea da RDL Aeroportos, hoje os moradores da região passam por um processo de incorporação da cultura de utilizar o terminal aeroportuário. “Hoje as pessoas começam a se interessar por saber sobre os voos, horários, começam a interagir, e isso expressa que temos uma boa perspectiva também na aviação comercial, de ampliar a demanda no aeroporto e o número de voos”, observa. Uma ajuda neste sentido deve ser a melhoria no transporte para o aeroporto. Conforme as informações do Deter, que cuida dos pedidos de linhas de ônibus, existem dois pedidos de extensão de linha em trâmite final hoje no órgão – um de Tubarão para Jaguaruna e outro de Garopaba para o mesmo destino.

Com informações do site Diário do Sul