Geral

Aeroportos de Jaguaruna e de Forquilhinha recebem vistoria técnica

A vistoria foi realizada pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho

Foto: RDL Aeroportos

Na terça-feira passada, dia 16, os aeroportos localizados no Sul de Santa Catarina foram objeto de uma visita técnica realizada pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho. Durante sua visita, o secretário foi recebido pelos representantes das empresas encarregadas pela gestão dos aeroportos de Jaguaruna e Forquilhinha, em um esforço conjunto para avaliar as condições e desenvolvimentos dessas infraestruturas.

Em Jaguaruna, Coelho teve a oportunidade de explorar a infraestrutura que se encontra na fase final da Parceria Público-Privada (PPP), prevendo investimentos superiores a R$ 60 milhões. As empresas interessadas na concessão têm até o dia 1° de fevereiro para apresentar suas propostas, sendo que a abertura dos envelopes está programada para o dia 7 de fevereiro na B3, em São Paulo.

O Aeroporto de Jaguaruna demonstrou, em 2023, o segundo melhor desempenho em quase uma década de operações, registrando mais de 133 mil passageiros e um crescimento de 8,48% em relação a 2022. Robison Coelho enfatizou o potencial de crescimento do aeroporto e ressaltou que, com os investimentos adequados e uma gestão privada, será possível atender eficientemente toda a região. Ele argumentou que os números de outros aeroportos privados do estado indicam que a gestão privada é a via para oferecer serviços de qualidade aos usuários.

Quanto ao Aeroporto de Forquilhinha, que reabriu em 2023 após quase dois anos de fechamento para obras, representando um investimento de mais de R$ 17 milhões, o aeroporto permanece sob a administração estadual. Contudo, está previsto que seja subdelegado ao município ainda em 2024. O secretário enfatizou que, mesmo com essa transferência de responsabilidade, o Estado continuará investindo na infraestrutura. Ele destacou que o aeroporto receberá uma base do SAER, otimizando recursos de segurança e proporcionando uma estrutura adicional para atender voos de segurança, emergências de saúde e aviação executiva.

Notícias Relacionadas

Dupla suspeita de furtar carro em Arroio do Silva é presa em Criciúma

Um dos abordados estava com uma tornozeleira eletrônica

Avião que saiu de Florianópolis bate em morro e cai no interior de São Paulo

Segundo o Corpo de Bombeiros daquele estado, havia cinco ocupantes na aeronave e, até o momento, não há informações de sobreviventes

“Compareçam ao Majestoso”, pede Claudinho

O sismo na Turquia em 2011