Geral

Afasc promove primeiro Encontro do Bigode

Pescaria e torneios foram realizados para incentivar a participação dos homens nos grupos de idosos.

A quarta-feira (9) foi totalmente fora do comum para 50 homens que participam dos grupos de idosos. Eles foram levados pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) até o restaurante Sete Lagos, em Cocal do Sul, para uma tarde de pescaria e muita diversão. O encontro foi idealizado pelo facilitador de educação física do serviço do idoso, Marlon da Silva Gregório, com o intuito de incentivar a participação dos homens nos grupos da terceira idade.

Histórias de pescador não faltaram no local. Seu Manoel Fernandes, de 64 anos, com a ajuda do amigo Vadelir Eulina, de 62 anos, pegou 15 peixes. “Eu sou lá de Imaruí. Me criei pescando com tarrafa. Eu fui o rei da terceira idade do Santo Antônio e agora fui o rei da pescaria”, falou as gargalhadas. Só que na verdade, a quantidade não foi suficiente para Manoel levar o troféu da pescaria. Seu Domingos de Vila foi quem garantiu o troféu por ter pescado o maior peixe, com 54 centímetros.

Segundo Gregório, a proposta de reunir todos os homens já é ideia que vinha sendo amadurecida desde o ano passado. “A participação dos homens é muito menor nos grupos em relação as mulheres. Ainda existe o pensamento de que participar de grupos da Afasc é para fazer artesanato. Só que não é esta a realidade. Temos muitas atividades para os homens”, defendeu o facilitador. A presidente da Afasc, Bebel Búrigo, pediu para que os homens convidem os amigos para que saiam de casa e também participem dos grupos.  

Seu Enedino Rota, de 69 anos, ficou encantado com o encontro. “Gostei da tarde que prepararam pra gente. Eu pesco pouco. Não tenho muita sorte, mas sou obrigado a chegar em casa com peixe, senão a mulher briga”, confidenciou o senhor. A gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa, Jadna Mendes, afirmou que outros encontros como este serão preparados para motivação e integração dos homens.

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”146078″]