Educação

Afasc recebe ônibus e inaugura dois CEIs

A tarde foi de conquistas para a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma – Afasc. A instituição recebeu nesta segunda-feira (13) um ônibus leito, viabilizado pelo ex-deputado estadual Joares Ponticelli, quando esteve interinamente como governador do Estado, emenda parlamentar do deputado estadual Valmir Comin e contrapartida do Governo do Município.

Na sequência, as autoridades embarcaram no ônibus e participaram da entrega da cessão de uso do Centro de Educação Infantil – CEI Afasc Costurando o Futuro, cedido pela empresa Mafferson e da inauguração do CEI Afasc Zulma Naspolini Manique Barreto.

A presidente da Afasc, Bebel Búrigo, afirma que o ônibus será utilizado por todos os serviços da Afasc. “Nós sempre precisamos de ônibus para os encontros dos idosos, das mães, e para os passeios das crianças e adolescentes. Esse veículo, além de tudo, dará a todos os usuários o que mais priorizamos: qualidade no atendimento e segurança”, considerou a presidente.

O prefeito Márcio Búrigo, destacou a quantidade de locais da região que poderão ser visitados pelos usuários da Afasc com o novo ônibus. “Sabemos que o cronograma de atividades da Afasc é muito completo e que esse ônibus auxiliará a instituição na realização dos eventos”, destacou.

Novo CEI homenageia fundadora da Afasc

Já com o novo veículo a Afasc reuniu as autoridades, recebeu a cessão do CEI Afasc Costurando o Futuro, cedido pela empresa Mafferson, e inaugurou uma nova unidade na Quarta Linha. O CEI da Quarta Linha foi uma homenagem a fundadora da Afasc, Zulma Naspolini Manique Barreto. A unidade irá acolher 60 crianças de 0 a 3 anos, em período integral.

Quem participou do ato de inauguração foi o filho da homenageada, jornalista Nei Manique. Manique destacou que esta é uma das mais sublimes homenagens que uma professora poderia receber. “Muitos conhecem a história da minha mãe nas áreas sociais, mas poucos sabem que ela também foi professora. Somos eternamente gratos por ver o nome dela em uma escola”, destacou.

O professor e escritor do livro “A saga da família Darós”, Jorge Darós, também participou da inaugurações e contou um pouco sobre a história do início da carreira da homenageada. “A Zulma foi a primeira professorinha do bairro Verdinho e a minha família acompanhou de perto a chegada dela na comunidade”, recordou.

Histórico da Fundadora

Em novembro de 2014, a cidade de Criciúma teve uma grande perda, com o falecimento da ex-primeira dama e fundadora da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma – Afasc, Zulma Naspolini Manique Barreto, aos 82 anos.

Filha do ex-prefeito Cincinato Naspolini (mandato de 1930/1933), dona Zulma nasceu em Criciúma em 7 de setembro de 1932. Em 1951, casou-se com Algemiro Manique Barreto, que atuou como prefeito entre 1973 e 1977.

A ex-primeira dama deixa seu nome na história por ser fundadora da Afasc no ano de 1973 e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, na década de 80. Dona Zulma é protagonista na história de ação social de Criciúma.

Sempre se dedicou as causas sociais para um melhor desenvolvimento do Município. Além de todo importante trabalho realizado em prol da cidade de Criciúma, Zulma Naspolini Manique Barreto deixou o marido Algemiro, os filhos ZulmaraNeiZureneAlgemiro Filho Emanuel, sete netos e uma bisneta.

Colaboração: Jussi Moraes / Comunicação Afasc

 

[soliloquy id=”119857″]