Segurança

Agências e postos bancários terão que instalar divisórias entre os caixas

Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Urussanga, em sessão realizada nesta terça-feira (11), o projeto de Lei nº 08/2013, de autoria do vereador Marcos Roberto Silveira (PT), que obriga as agências e postos bancários, localizados no município, a instalarem divisórias individuais entre os caixas e o espaço reservado aos clientes que aguardam atendimento.

O projeto estabelece que as divisórias devem ter a altura mínima de um metro e oitenta centímetros e devem ser feitas de material opaco o qual impeça a visibilidade das transações financeiras do cliente.

Segundo o autor, o objetivo deste projeto é garantir o sigilo das operações bancárias, proporcionando privacidade e segurança aos clientes das instituições financeiras, em relação às demais pessoas que aguardam o atendimento. “Com a facilidade de comunicação através de celulares e outros mecanismos o cidadão que fica exposto diante de um caixa de banco, tem seus procedimentos de pagamentos, depósitos e saques observados pelos demais que aguardam na fila. Desta forma as transações financeiras podem ser comunicadas pelos criminosos, chamados “olheiros”, a pessoas mal intencionadas fora da agência, colocando assim o patrimônio e a segurança dos clientes em risco”, disse o vereador acrescentando que “o custo das divisórias para as agências bancárias é irrelevante, se considerarmos os vultosos ganhos que estas instituições acumulam com suas exorbitantes taxas de juros e de serviços. Podemos e devemos contribuir com nossa sociedade, exigindo o comprometimento das agências bancárias de nosso município com a privacidade e a segurança do cidadão”, finaliza.

Colaboração: Lani Burato