Geral

AgroPonte abre espaço às diferentes raças de animais

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Falta menos de um mês para iniciar a quarta edição da feira da agricultura, da avicultura, do agronegócio e da pecuária. A AgroPonte, que acontece entre 13 e 17 de agosto, no pavilhão de eventos José Ijair Conti, em Criciúma, promete movimentar o município e encantar as aproximadamente 60 mil pessoas que estão sendo esperadas durante os cinco dias de feira. Entre as grandes novidades deste ano destaca-se a segunda edição da Exposição Estadual de Animais. Desta vez, o espaço dedicado à atividade dobrará, passando de 1,1 mil metros quadrados para 2,2 mil metros quadrados, o que abrigará uma quantidade maior de animais e possibilitará a vinda de novas raças de ovinos, bovinos de corte e leite, aves exóticas, peixes, equinos, entre outros.

Conforme o responsável pela exposição, o médico veterinário Salomão Roman da Silveira, cerca de 800 animais estarão expostos no pavilhão. “Criadores de todo o Estado levarão à feira raças bastante diferenciados. Desta vez, a nossa expectativa é pelas aves exóticas. Estamos tentando trazer pavões, faisões e outras espécies para embelezar ainda mais a feira”, coloca Silveira.

Entre os criadores que já confirmaram presença na AgroPonte 2014 está Mauro Coelho, de Jaguaruna. No ano passado, Coelho participou da exposição, levando ovelhas e gado de corte. Desta vez, a quantidade de animais expostos aumentará. “Só de bovino serão seis raças, entre elas a Red Angus, Devon, Brangus e Polled Hereford, animais que têm a carne macia, mais saborosa e refinada”, comenta o criador. “Participamos de aproximadamente 12 feiras por ano, e a AgroPonte destaca-se por conta da organização, dos bons negócios, da repercussão e do pós-feira. Estamos muito satisfeitos, e a expectativa é das melhores possíveis”, pontua.

O organizador da AgroPonte, Willi Backes, diz que a intenção é transformar o evento numa referência em controle sanitário, veterinário, segurança e qualidade nas exposições. “Vamos, sobretudo, assegurar a sanidade dos animais que estiverem expostos. Só entrarão na feira aqueles que seguirem todas as exigências sanitárias, assim como deverão ir embora tão sadios quanto entraram”, expõe Backes.

Apresentação de raças, doma racional e degustação estão entre as atividades

Em paralelo à exposição de animais e aos seminários educativos, uma série de outras atividades está sendo preparada pela comissão organizadora. De acordo com Salomão Roman da Silveira, haverá demonstrações das diferentes raças para o público externo, em uma mini-pista. “Lá os animais serão colocados e os criadores terão a oportunidade de explicar a raça, características zootécnicas, funcionalidades, entre outros”, avalia. Também estão sendo preparadas demonstrações de doma racional de equinos durante o evento.

Confira a programação para o pavilhão de exposições de animais durante os cinco dias de feira:

13 de agosto (quarta-feira):

17 horas: Abertura da visitação

22 horas: Encerramento da visitação

14 de agosto (quinta-feira):

17 horas: Abertura da exposição

19 horas: Apresentação de raças de ovinos

20 horas: Apresentação de canários e aves exóticas

22 horas: Encerramento da visitação

15 de agosto (sexta-feira):

17 horas: Abertura da exposição

19 horas: Apresentação de raças de ovinos

20 horas: Apresentação raças de peixes

20h30min: Degustação de carnes de peixe

22 horas: Encerramento da visitação

16 de agosto (sábado):

14 horas: Abertura da visitação

17 horas: Apresentação raças de bovinos

19 horas: Degustação de carnes de bovinos

19h30min: Apresentação de doma racional e equoterapia

22 horas: Encerramento da visitação

17 de agosto (domingo):

14 horas: abertura da exposição

15h30min: Apresentação raças de equinos

14h30min: Apresentação e demonstração das aptidões equinas

19 horas: Encerramento da exposição

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação