Geral

Alagamentos podem provocar panes nos carros

Alguns cuidados podem ajudar a evitar problemas nos veículos

Neste período em que os temporais são recorrentes na região, é importante estar atento para alguns cuidados na hora de dirigir com chuva forte, ou mesmo com a pista molhada. Além dos acidentes, enchentes e alagamentos costumam trazer prejuízos para o bolso e colocar em risco a vida dos condutores.

Alguns cuidados podem ajudar a evitar problemas nos veículos. Se o motor morrer durante a travessia de um trecho alagado, por exemplo, não se deve dar a partida. O correto é manter o carro desligado e solicitar a remoção do veículo até uma oficina. Dessa forma, reduz-se o risco de danos causados ao motor por calço hidráulico.

É preciso também observar a altura da água no trecho alagado. A maioria das montadoras estabelece um limite máximo para o veículo continuar rodando sem problemas. Em geral, o nível não pode exceder o meio da roda do carro. É prudente, ainda, que o veículo seja dirigido em baixa velocidade. A prática irá diminuir a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, dificultando a contaminação dos componentes eletroeletrônicos.

Segundo o Diário do Sul, é recomendado desligar o ar-condicionado, para impedir que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor. No caso de automóveis equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente.

Podem ocorrer panes momentâneas. Nos carros com direção hidráulica, o volante pode ficar mais pesado. Interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 e aumento no esforço para acionar os freios também poderão ocorrer. Outras anomalias podem ser observadas em relação à luminosidade do painel, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros e luzes da injeção eletrônica, bateria e ABS.

Na maioria das vezes, as ocorrências são passageiras e não impedem a dirigibilidade. O que é preciso é reforçar a cautela e manter o menor número possível de equipamentos ligados.