Geral

Além das chuvas fortes, quarta em SC pode ter novos alagamentos e temporais

Temporais isolados e volumes altos de chuva seguem com risco maior na Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte, com risco de alagamentos ainda alto

Divulgação

Seguindo a tendência do fim de semana, as chuvas intensas e volumosas podem atingir Santa Catarina durante a próxima quarta-feira (3), causando novos deslizamentos e alagamentos, além da possibilidade do retorno de temporais isolados.

O alerta da Defesa Civil chama atenção especialmente para as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí.

A chuva persiste há dias nessas localidades, onde choveram mais de 200 litros de chuva por metro quadrado ao longo de dois dias, por exemplo.

A orientação é de que a vigilância para o deslizamento de terra permaneça até ao meio-dia desta quarta (3).

Desde segunda (1º), 25 pessoas ficaram desalojados por causa das chuvas na capital, sendo acolhidas em casas de amigos ou familiares. Ao todo, a Defesa Civil municipal já atendeu mais de 50 ocorrências.

Contudo, durante a terça (2), não foram tantas ocorrências registradas, já que as chuvas se atenuaram na capital. “A chuva deu uma boa trégua, então, não temos novas ocorrências”, informou o diretor da Defesa Civil Municipal de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado ao nd+.

Mesmo assim, o alerta da Defesa Civil para o dia ainda era de risco de estragos, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Junto com chuvas intensas, temporais seguem à vista

As informações da Epagri/Ciram indicam risco de temporais localizados, especialmente na parte da tarde.

Raios e trovões estão previstos para todas as regiões, e rajadas de vento devem ficar entre 40km/h e 45kmh.

As pancadas de chuva devem ocorrer entre tarde e noite em praticamente todo o Estado, com possibilidade de alguma exceção no Meio-Oeste, que pode ter tempo ainda mais fechado, com dia encoberto e chuvas ao longo do dia.

Mesmo com chuvas, temperaturas podem bater 30°C em SC

Apesar das chuvas previstas para tarde e noite, as aberturas de sol na primeira metade do dia devem ocasionar temperaturas de até 34°C em Santa Catarina.

O Extremo-Oeste poderá registrar esse número, sendo a região mais próxima da fronteira, enquanto as demais regiões ficam com máximas entre 28°C e 32°C.

Mesmo assim, a manhã poderá registrar alguma nebulosidade nas regiões, sem previsão de um tempo tão aberto e ensolarado.

Dias que começam calmos, com sol e algumas nuvens, mas que terminam com pancadas de chuva, raios e temporais, devem ser comuns em solo catarinense.

Até sábado (6) o indicativo é que o tempo se comporte desta maneira, com previsão de temperaturas mais amenas e frias a partir de sexta (5).

Confira as temperaturas previstas para quarta (3) em SC:

  • Litoral Norte: 21°C/32°C
  • Planalto Norte: 21°C/32°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 21°C/30°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 18°C/28°C
  • Vale do Itajaí: 16°C/30°C
  • Litoral Sul: 20°C/30°C
  • Planalto Sul: 13°C/26°C
  • Meio-Oeste: 16°C/29°C
  • Oeste: 16°C/31°C
  • Extremo-Oeste: 18°C/34°C

Notícias Relacionadas

Tigre só venceu uma vez em São Januário em nove partidas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial