Geral

Além das chuvas fortes, quarta em SC pode ter novos alagamentos e temporais

Temporais isolados e volumes altos de chuva seguem com risco maior na Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte, com risco de alagamentos ainda alto

Divulgação

Seguindo a tendência do fim de semana, as chuvas intensas e volumosas podem atingir Santa Catarina durante a próxima quarta-feira (3), causando novos deslizamentos e alagamentos, além da possibilidade do retorno de temporais isolados.

O alerta da Defesa Civil chama atenção especialmente para as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí.

A chuva persiste há dias nessas localidades, onde choveram mais de 200 litros de chuva por metro quadrado ao longo de dois dias, por exemplo.

A orientação é de que a vigilância para o deslizamento de terra permaneça até ao meio-dia desta quarta (3).

Desde segunda (1º), 25 pessoas ficaram desalojados por causa das chuvas na capital, sendo acolhidas em casas de amigos ou familiares. Ao todo, a Defesa Civil municipal já atendeu mais de 50 ocorrências.

Contudo, durante a terça (2), não foram tantas ocorrências registradas, já que as chuvas se atenuaram na capital. “A chuva deu uma boa trégua, então, não temos novas ocorrências”, informou o diretor da Defesa Civil Municipal de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado ao nd+.

Mesmo assim, o alerta da Defesa Civil para o dia ainda era de risco de estragos, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Junto com chuvas intensas, temporais seguem à vista

As informações da Epagri/Ciram indicam risco de temporais localizados, especialmente na parte da tarde.

Raios e trovões estão previstos para todas as regiões, e rajadas de vento devem ficar entre 40km/h e 45kmh.

As pancadas de chuva devem ocorrer entre tarde e noite em praticamente todo o Estado, com possibilidade de alguma exceção no Meio-Oeste, que pode ter tempo ainda mais fechado, com dia encoberto e chuvas ao longo do dia.

Mesmo com chuvas, temperaturas podem bater 30°C em SC

Apesar das chuvas previstas para tarde e noite, as aberturas de sol na primeira metade do dia devem ocasionar temperaturas de até 34°C em Santa Catarina.

O Extremo-Oeste poderá registrar esse número, sendo a região mais próxima da fronteira, enquanto as demais regiões ficam com máximas entre 28°C e 32°C.

Mesmo assim, a manhã poderá registrar alguma nebulosidade nas regiões, sem previsão de um tempo tão aberto e ensolarado.

Dias que começam calmos, com sol e algumas nuvens, mas que terminam com pancadas de chuva, raios e temporais, devem ser comuns em solo catarinense.

Até sábado (6) o indicativo é que o tempo se comporte desta maneira, com previsão de temperaturas mais amenas e frias a partir de sexta (5).

Confira as temperaturas previstas para quarta (3) em SC:

  • Litoral Norte: 21°C/32°C
  • Planalto Norte: 21°C/32°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 21°C/30°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 18°C/28°C
  • Vale do Itajaí: 16°C/30°C
  • Litoral Sul: 20°C/30°C
  • Planalto Sul: 13°C/26°C
  • Meio-Oeste: 16°C/29°C
  • Oeste: 16°C/31°C
  • Extremo-Oeste: 18°C/34°C

Notícias Relacionadas

Traficantes são presos em Braço do Norte

Foram apreendidas sete embalagens de cocaína prontas para a venda, 12.4 gramas de maconha e um R$ 6.500,00.

Domingo (11) com sol na maior parte do dia em SC

Temperatura alta, declinando no final do dia.

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ter cota de vagas de emprego em SC

A iniciativa determina que agências de emprego públicas e privadas devem reservar, no mínimo, 5% do total de vagas de trabalho existentes no cadastro para vítimas de violência doméstica ou familiar.

Novo presidente do TRE-SC toma posse na próxima sexta-feira (16)

Na mesma ocasião, o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann tomará posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.