Geral

Alerta da Defesa Civil destaca temporais e chuva persistente e intensa em SC; veja regiões

Tempo instável e temporais devem ocorrer até quarta-feira (21). Defesa Civil deixa orientações

Foto: Raquel Bauer

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de temporais isolados neste domingo (18) e chances de chuva persistente entre segunda (19) e quarta-feira (21).

A atuação e deslocamento de sistemas de baixa pressão combinados ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica e a circulação marítima deixam o domingo com muitas nuvens e ocasionam pancadas de chuva e temporais a qualquer momento em todas as regiões do Estado, condição que deve se manter até quarta-feira.

De acordo com o meteorologista Felipe Theodorovitz, ao longo deste domingo há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre o Grande Oeste e o Sul do Estado, devido a instabilidades presentes na atmosfera combinadas ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.

“Além disso, entre segunda (19) e quarta-feira (21), o litoral catarinense e áreas próximas passam a ser influenciados pela circulação marítima, que é intensificada por sistemas de baixa pressão em médios e baixos níveis da atmosfera, resultando em chuva persistente, que por alguns momentos ocorrem de forma intensa e acompanhada por raios, favorecendo volumes acumulados elevados, que em média variam entre 75 e 100 mm e com pontuais ainda mais elevados”, informa.

Essas condições ocorrem especialmente entre o Baixo Vale, Grande Florianópolis e o Litoral Sul. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas, é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.

Veja a previsão do tempo para semana:

Na segunda-feira (19), a circulação marítima é intensificada pela presença de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, deixando o dia com muitas nuvens a nublado, chuva persistente e por vezes de forma intensa em curto intervalo de tempo, e acompanhada de raios no litoral e áreas próximas.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Já no Grande Oeste, há previsão de pancadas de chuva com temporais isolados a partir da tarde, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Amanhecer com temperaturas perto de 10°C na Serra, de 16 a 21°C no litoral e áreas próximas e de 12 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 24 a 29°C no Extremo Oeste, Oeste e de 18 a 24°C nas demais regiões. Ventos com direção leste a nordeste, de fraca a moderada intensidade e com rajadas ocasionais (de 40 a 60 km/h).

Já na terça-feira (20), a circulação marítima segue sendo reforçada por sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, o que favorece a chuva persistente e acompanhada de raios no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas.

O risco é moderado a alto para para ocorrências relacionadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No Grande Oeste, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas.

Amanhecer com temperaturas de 12 a 16°C no Grande Oeste, Planaltos e de 16 a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26 a 31°C no Grande Oeste e não passam dos 25°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Na quarta-feira (21), a condição de chuva persistente no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas continua, mas a partir da noite deve perder intensidade. Nas demais regiões, dia com sol a algumas nuvens. Na quinta-feira (22) a circulação marítima perde força, mas ainda favorece a variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. No restante de SC, dia com sol a algumas nuvens.

Orientações

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Além disso, a Defesa Civil orienta que em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas busquem um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos. Além disso, banheiros em alvenaria são um local muito seguro e recomendado para esperar que a tempestade passe. Se estiver na praia, jamais fique na água.

Em caso de alagamentos e inundações a orientação é para que a população evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados, evite transitar em pontilhões e pontes submersas e tenha cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.