Geral

Alerta: ventos de até 100km/h podem provocar estragos no Sul a partir desta terça-feira

Ciclone extratropical deve permanecer no estado até sexta-feira e Defesa Civil pede que população esteja atenta às ocorrências

Foto: Divulgação

A formação de um ciclone extratropical, com ventos intensos que podem chegar a 100km/h, e o grande volume de chuva previsto, acenderam o alerta para a população do Sul do estado, que deve ficar atenta já a partir desta terça-feira (9). De acordo com os boletins meteorológicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), o fenômeno pode provocar ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, a preparação para mitigar os estragos já foi feita, inclusive com trabalho conjunto com os prefeitos e as coordenadorias municipais de Defesa Civil, além das forças de segurança. “Já mobilizamos todos os serviços de resposta a situações de desastre, para que estejamos preparados para uma resposta eficiente, rápida e de qualidade”, destacou o coordenador.

Segundo ele, “na região sul deve acontecer uma associação de três níveis de preparação, que são as rajadas de vento, alagamentos e inundações, devido ao volume de chuva e o bloqueio da maré, fazendo com que a água das planícies permaneça”. Na região serrana, conforme a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, podem haver deslizamentos, além do congelamento de pista por causa da onda de frio.

Não é uma semana para pânico

O coordenador regional ainda ressalta que a população não deve entrar em pânico, mas ficar atenta e se prevenir contra o fenômeno. “É uma semana não para pânico, mas para a população ficar atenta, seguir, olhar, perceber os riscos, planejar todas as atividades de rua que tem que fazer e evitar locais que possam ser mais suscetíveis a desastres”, enfatizou Rosinei da Silveira, acrescentando que as pessoas devem entrar em contato com o número da Defesa Civil, 199, para qualquer emergência ou ocorrência.

De acordo com os boletins meteorológicos, a chuva prossegue nos próximos dias, mas a partir de quinta-feira (11), o tempo deve melhorar gradativamente.

Notícias Relacionadas

Dupla suspeita de furtar carro em Arroio do Silva é presa em Criciúma

Um dos abordados estava com uma tornozeleira eletrônica

Avião que saiu de Florianópolis bate em morro e cai no interior de São Paulo

Segundo o Corpo de Bombeiros daquele estado, havia cinco ocupantes na aeronave e, até o momento, não há informações de sobreviventes

“Compareçam ao Majestoso”, pede Claudinho

O sismo na Turquia em 2011