Geral

Alerta: ventos de até 100km/h podem provocar estragos no Sul a partir desta terça-feira

Ciclone extratropical deve permanecer no estado até sexta-feira e Defesa Civil pede que população esteja atenta às ocorrências

Foto: Divulgação

A formação de um ciclone extratropical, com ventos intensos que podem chegar a 100km/h, e o grande volume de chuva previsto, acenderam o alerta para a população do Sul do estado, que deve ficar atenta já a partir desta terça-feira (9). De acordo com os boletins meteorológicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), o fenômeno pode provocar ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, a preparação para mitigar os estragos já foi feita, inclusive com trabalho conjunto com os prefeitos e as coordenadorias municipais de Defesa Civil, além das forças de segurança. “Já mobilizamos todos os serviços de resposta a situações de desastre, para que estejamos preparados para uma resposta eficiente, rápida e de qualidade”, destacou o coordenador.

Segundo ele, “na região sul deve acontecer uma associação de três níveis de preparação, que são as rajadas de vento, alagamentos e inundações, devido ao volume de chuva e o bloqueio da maré, fazendo com que a água das planícies permaneça”. Na região serrana, conforme a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, podem haver deslizamentos, além do congelamento de pista por causa da onda de frio.

Não é uma semana para pânico

O coordenador regional ainda ressalta que a população não deve entrar em pânico, mas ficar atenta e se prevenir contra o fenômeno. “É uma semana não para pânico, mas para a população ficar atenta, seguir, olhar, perceber os riscos, planejar todas as atividades de rua que tem que fazer e evitar locais que possam ser mais suscetíveis a desastres”, enfatizou Rosinei da Silveira, acrescentando que as pessoas devem entrar em contato com o número da Defesa Civil, 199, para qualquer emergência ou ocorrência.

De acordo com os boletins meteorológicos, a chuva prossegue nos próximos dias, mas a partir de quinta-feira (11), o tempo deve melhorar gradativamente.

Notícias Relacionadas

Crucificação de Jesus: Um ato de amor pela humanidade

Casos de doenças respiratórias em crianças disparam em SC e reforçam a importância da vacina contra a gripe

Nas últimas semanas, os hospitais registraram um crescimento expressivo nas internações por síndrome respiratória aguda grave

Homem sobrevive após queda de 10 metros de parapente em praia de Florianópolis

Ainda não há informações precisas sobre o que provocou o acidente

Mais de 115 mil passageiros devem passar pelos aeroportos de SC durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes

Essa movimentação reforça o papel de Santa Catarina como um importante destino turístico