Saúde

Alimentos da estação, fortes aliados contra doenças invernais

Problemas de saúde podem ser evitados com um cardápio balanceado e baseado em frutas e verduras da época.

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Não é só o Inverno que chega em meados do ano. Alguns problemas de saúde também são frequentes nesta época, deixando muita gente preocupada e com dúvidas sobre como proceder. O que grande parte das pessoas não se atenta, contudo, é que alimentos próprios da estação ajudam a manter longe tais problemas, em especial a gripe e o resfriado.

Conforme a nutricionista da rede de supermercados Manentti, Talita Villain, algumas frutas cítricas, que são muito comuns no Inverno, aumentam as defesas do organismo. “Laranja, limão, goiaba e acerola, por exemplo, são ricas em vitaminas e minerais. A boa alimentação contribui para a manutenção da saúde. Deve-se dar preferência a alimentos orgânicos e frescos, que enriqueçam a imunidade, amenizando os riscos de sua queda”, explica ela.

Sopas e caldos, em especial feitos à base de legumes, também são excelentes opções nos dias frios. “Dessa forma é mais fácil não cometer excessos na alimentação durante esse período. Além de aquecer, são preparações menos calóricas quando consumidas com moderação e acompanhadas por folhas verdes”, explana Talita, que completa. “Chá verde também é uma boa opção para se ter na geladeira. O ideal é fazer uma porção para a parte da manhã e uma para a tarde, para que as propriedades não sofram tantas perdas”, expõe.

A dona de casa Zélia De Lorenzi Bez Batti, de 56 anos, diz ser adepta das frutas da estação, independente do período do ano. No Inverno, no entanto, este cuidado aumenta ainda mais. Laranjas e acerolas, assim como o suco de limão, fazem parte do cardápio diário da família. “Além de serem frutas bastante saborosas, sei que fazem muito bem para a saúde. Dificilmente tenho gripe no Inverno, e tenho certeza que um dos motivos principais é o uso frequente destes alimentos tão ricos em vitamina C”, aponta ela.

Calorias são responsáveis por aquecer o corpo nos dias frios

Durante o Inverno, as pessoas tendem a desejar comidas mais quentes e com maior quantidade de gordura. Isso acontece porque no frio o corpo pede mais calorias para se aquecer, e uma das funções do alimento é justamente esta, fornecer energia para manter a temperatura. Por isso, explana a nutricionista da rede Manentti, Talita Villain, uma ótima dica é incrementar os pratos com temperos picantes, como a páprica, pimenta, alecrim, manjerona, gengibre, cebola, alho e vinagre de vinho, que permitem a sensação de calor com o acréscimo de poucas calorias.

Dentre os temperos e condimentos, informa, o que mais merece destaque é a canela. “Rica em antioxidantes, ela apresenta uma propriedade importante, que é capacidade de regular a insulina e, consequentemente, a glicose que circula no nosso organismo. A canela regula a fome, especialmente por doce. É termogênica e contribui para a perda de peso e da gordura abdominal”, salienta a profissional.

Além disso, estudos já relacionam a canela com a diminuição do colesterol e suas frações HDL e LDL. Uma colher de chá do condimento diariamente, por exemplo, pode levar à redução da glicose no sangue em jejum, dos triglicerídeos, do LDL e do colesterol total. Apenas mulheres grávidas devem evitar ou uso, que pode ser na forma de chás, em carnes, sopas, cozidos, frutas, saladas de frutas, em pratos quentes ou frios, já que seus componentes ativos não são destruídos pelo calor.

Entre os alimentos da estação que se destacam pelos seus componentes estão:

Goiaba: rica em vitamina C, é um importante no auxílio contra infecções em geral e processos alérgicos.

Maçã: se destaca pelo seu alto teor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras, ajudando na defesa antioxidante e, por consequência, no sistema imunológico.

Inhame: promove o fortalecimento dos gânglios linfáticos, que são postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Folhas verdes escuras: como couve, espinafre, etc, são ricas em magnésio, vitamina C e cálcio, minerais essenciais para o sistema antioxidante do organismo.

E aproveite os demais que podem ser encontrados durante todo o período de Outono e Inverno e que fazem muito bem à saúde: graviola, acerola, caqui, batata baroa, aipim, rúcula, hortelã, nozes, berinjela, pera, kiwi, limão-galego, laranja lima, tangerina-ponkan, morango, cará, tomate-cereja, rabanete.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação