Geral

Aluno do Centro Educacional Meta é classificado para as Seletivas das Olimpíadas Internacionais

Gustavo Laurentino Galvani participará das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Foto: Divulgação

O orleanense Gustavo Laurentino Galvani, aluno do Centro Educacional Meta, vai participar de seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), marcadas para 2023. Os alunos selecionados foram aqueles com alto rendimento na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado em maio deste ano.

Gustavo já realizou uma prova dessa nova fase. As próximas estão agendadas para 25 de novembro e 16 de dezembro. Ele irá competir contra representantes de outros estados do Brasil. Após essa fase, que vai durar três meses, os 150 alunos com as melhores notas vão fazer uma última avaliação, que vai definir os 40 que vão disputar as olimpíadas no exterior.

“Esses 40 alunos selecionados serão submetidos pela organização do evento a treinamentos intensivos à distância. Por fim, serão reunidos e divididos em duas equipes com 20 integrantes. Cada time vai fazer uma olimpíada”, detalha a professora de Física e coordenadora do projeto de Astronomia do Centro Educacional Meta, Eluana Turazzi Moreira.

Nesta nova fase, os alunos vão se deparar com assuntos relacionados ao sol, lua, exploração espacial, planetas, exoplanetas e outros temas relevantes da astronomia. A última edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) ocorreu em 2018, na China. Já a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2021 ocorreu no Peru e premiou cinco estudantes brasileiros com a medalha de ouro.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB, a OBA foi criada em 1998 e tem como objetivo difundir entre os jovens o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. Dividido em quatro níveis, de acordo com as séries dos participantes, o projeto reúne alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.