Saúde

Alunos da Unesc vivenciam a realidade do atendimento público em Siderópolis

Durante uma semana, uma equipe do programa Ver/Viver SUS, da Unesc, esteve em Siderópolis acompanhando a realidade do atendimento público no município. O grupo, composto por acadêmicos, residentes e uma professora da universidade, realizou uma série de atividades na Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila São Jorge, que foi a escolhida para a ação.

De acordo com a acadêmica Fernanda Nascimento Dagostin, da 8ª fase do curso de Odontologia, a experiência foi positiva. “Nós fomos muito bem recepcionados e acolhidos pelos profissionais da saúde. Aqui nós conhecemos melhor a estrutura e o atendimento no município e deixamos algumas sugestões, como a realização de mais atividades de prevenção e promoção à saúde bucal”, comentou.

Para o acadêmico da 8ª fase de Educação Física/Bacharelado, Dafferson Borba, a avaliação também se mostrou satisfatória. “O sistema de saúde de Siderópolis se mostra melhor do que em muitas cidades da região. Ele é completo e conta com uma equipe gestora que pensa no bem-estar da população”, destacou.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica no município, Lívia Feltrin, essa troca de experiências só tem a favorecer a saúde em Siderópolis. “Os resultados foram bem positivos, pois além de vivenciarem o atendimento, os acadêmicos ainda elaboraram um planejamento estratégico, que será aplicado em todos os setores da Secretaria”, ressaltou.

Para encerrar as ações do grupo no município, foi realizada uma Feira da Saúde em frente ao Paço Municipal Antonio Feltrin. Atividades como teste de glicemia e de tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial e orientações sobre saúde bucal e saúde da mulher estiveram à disposição da população.

Colaboração: Suelen Bongiolo

  • bc51cf111b68cec40528adab8de68d9a
  • 8d79c625147aad32c39383e9ad87804a
  • 246f9f094c0bc63c0c4010b9cb8b7bc7