Cultura

Alunos do Centro Rui Pfützenreuter expõem pintura em tela para a população

O Centreeventos Galiano Zomer oferece, durante todo o mês de junho, a exposição de pinturas em tela, confeccionadas por alunos de 4º ao 7º ano do Centro Educacional Rui Pfützenreuter. Aproximadamente 25 obras compõem a mostra, intitulada "Arte e Meio Ambiente". A ideia surgiu por meio da professora de artes Juanita de Moraes Shambeck, que trabalha com crianças e adolescentes da instituição há cinco anos.

Apaixonada e grande apreciadora de paisagens, animais e a natureza, a professora colocou seu gosto pessoal como tema aos alunos, que aceitaram rapidamente. O material utilizado para pesquisas dos trabalhos foi uma coleção de livros antigos que retratam a natureza e os animais selvagens. “Os livros com inúmeras gravuras foram utilizados como base para que eles pudessem fazer o seu desenho de observação. Assim, os primeiros rabiscos começaram em rascunhos de papel, até que se pudesse dar início aos trabalhos em tela”, revela a professora. Todo o projeto teve uma duração de dois meses de atividades.

O objetivo do projeto é a socialização entre os alunos, aflorando os valores de companheirismo e disciplina. “Não queremos chegar a perfeição dos desenhos, e sim, mostrá-los os momentos bons que a arte pode nos proporcionar”, pontua.

Para a elaboração do projeto, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Orleans disponibilizou todos os materiais necessários. “É gratificante ver todas estas obras em exposição. Isso mostra a excelência alcançada durante as aulas trabalhadas com o grupo semanalmente no centro. Nossa secretaria é parceira destas e outras iniciativas que beneficiam os orleanenses”, declara o secretário de assistência social e habitação César Alberton.

Colaboração: Ariel Rodrigues

[soliloquy id=”130967″]