Geral

AMESC mantém alerta aos casos de Covid-19

A região está enquadrada na matriz de risco do estado de Santa Catarina como Grave pela segunda semana seguida

Divulgação/Amesc

O número de casos de covid-19 no extremo-sul catarinense diminuiu, mas o CER-AMESC (Comitê Extraordinário Regional-Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) mantém o foco na prevenção para evitar que os casos se elevem. A região está enquadrada na matriz de risco do estado de Santa Catarina como Grave pela segunda semana seguida, o que representa que diminuíram os casos e se mantém estável.

Conforme a matriz de risco estadual, o extremo sul se enquadrou como área grave nas semanas 10/09, 01/09 e 18/08. Nas demais o enquadramento foi gravíssimo. Mesmo com duas semanas seguidas no mapa de risco menos preocupante, o foco é seguir com a prevenção. O coordenador do CER AMESC, Caio Robério Barpp da Silva, explica que o grupo mantém os trabalhos de forma virtual a fim de manter as medidas preventivas.

Nesta semana, a equipe de trabalho ainda aprovou o plano de contingência do Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul. “É preciso que as pessoas não descuidem dos cuidados preventivos para que os números sigam em baixa. Acompanhamos as normativas federais e estaduais e organizamos os fluxos para os municípios. Lembramos que as pessoas precisam se amparar em fontes confiáveis e buscar a seriedade em não propagar notícias falsas. O assunto é bastante sério, no qual as equipes de saúde, junto a outros setores, trabalham com empenho em todo o mundo”.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.