Geral

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) emitiu resolução nesta quarta-feira (14) que recomenda que as 18 prefeituras da região voltem a adotar a quarentena entre os dias 16 e 24 de julho, mantendo somente os serviços essenciais, a fim de tentar diminuir a transmissão do novo coronavírus. A área está em situação gravíssima em relação à doença, de acordo com o governo de Santa Catarina.

Fazem parte da região os municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. Somadas, as cidades têm 2,6 mil casos de Covid-19 e 26 mortes provocadas pela infecção.

Os municípios têm autonomia para decidir se vão acatar a recomendação. Os que concordarem com os termos devem publicar decreto com as novas restrições ainda nesta quarta.

Até a noite de terça (14), todos os prefeitos haviam concordado em adotar medidas mais extremas, mas nesta quarta, durante entrevista coletiva para divulgar as regras voltaram atrás, sob o pretexto de que precisam pensar melhor antes de restringir os serviços.

A resolução recomenda ainda que os supermercados e mercados atendam no máximo 40% da capacidade e que permitam a entrada de somente uma pessoa por família, e que sejam definidas as atividades essenciais conforme o decreto de calamidade pública do governo de Santa Catarina.

Outras regiões do estado em situação gravíssima são a Foz do Rio Itajaí e os arredores de Xanxerê, no Oeste do estado.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Homem é assassinado e duas mulheres feitas de refém em Gravatal

Ocorrência foi registrada por volta das 11h20 pela Polícia Militar. Dois suspeitos foram presos.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.