Geral

Anac exige ampliação de salas do Aeroporto Regional Sul

A empresa responsável pela administração, RDL, garante que o cronograma de operação continua o mesmo. Voo experimental será remarcado

Para garantir mais conforto no Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, a Agência Nacional de Aviação (Anac) exigiu que as salas de embarque e desembarque sejam ampliadas. Segundo o prefeito do município, Luiz Napoli (PP), os espaços são considerados pequenos para as empresas que vão operar. “As salas tem capacidade para 60 pessoas e como as aeronaves tem mais de 100 passageiros, a Anac pediu que ampliassem os espaços. Acredito que o ideal seja para 120 pessoas nas salas”, calcula o prefeito.

No início do mês passado, representantes da empresa que administrará o aeroporto, a RDL, afirmaram para o secretário regional em Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PSDB), que até ontem seria realizado o voo experimental, o que não ocorreu, como previam. De acordo com Luiz Napoli, devido às exigências da Anac, este voo será remarcado. “Ainda não há data específica, mas a ideia é que em breve ocorra esse tão aguardado voo experimental”, Luiz.

Quatro empresas de aviação já assinaram contrato para operar no aeroporto: Gol, TAM, Azul e NHT. As empresas Gol e TAM iniciarão a operação depois da ampliação da pista. O alargamento de 30 para 45 metros é necessário para receber aviões como Airbus 320 e Boeing 767. Soratto pretende agendar um encontro com representantes RCL na Associação Empresarial de Tubarão (Acit).

As etapas do aeroporto

O Aeroporto Regional Sul começou ser construído em junho de 2002. O investimento total foi de R$ 60 milhões. Em termos de obras, está tudo pronto para funcionar, com exceção da mobília. A pista, primeira etapa da obra, concluída em 2006, tem 2,5 mil metros de extensão e 30 metros de largura, e agora será ampliada para 45 metros.

Segundo Jornal Notisul, isso será possível porque o empreendimento está entre os 13 aeroportos regionais de Santa Catarina que receberão recursos do governo federal para melhorias em infraestrutura. A segunda etapa foi a construção do terminal de passageiros, iniciada em fevereiro de 2009 e inaugurada em dezembro de 2010.

A terceira parte da obra foi a abertura e pavimentação asfáltica do acesso via Sangão, a partir da BR-101, também já concluída. Os bombeiros militares instalaram-se oficialmente no aeroporto no início de maio deste ano. O comandante do grupo será o sargento Osvaldo da Silva Filho. Serão cinco homens revezando-se na guarnição do local. A expectativa é de 15 bombeiros assim que o aeroporto funcionar.

Licitações suplementares

A previsão é que o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, entre em efetivo funcionamento em um período mínimo de quatro meses. Neste prazo, a empresa precisa articular uma série de investimentos para que a estrutura seja a adequada. Um dos pontos a ser transposto é o lançamento de uma série de licitações públicas, a fim de concretizar a cessão dos espaços destinados para taxistas, lojas e lanchonetes, entre outros serviços necessários para atender a demanda de passageiros e funcionários que circularão pelo aeroporto.