Geral

Analistas tributários da Receita Federal paralisam atividades por 48 horas em todo o país

A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (25), em Brasília.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Analistas tributários da Receita Federal deverão paralisar suas atividades a partir desta terça-feira (26) em todo o país.

A categoria aguarda a apresentação formal da proposta de reestruturação salarial que deverá ser encaminhada pelo Ministério do Planejamento ainda esta semana. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (25), em Brasília.

Em Santa Catarina, os mais de 400 trabalhadores decidem se aderem ao movimento nacional em reunião às 10 horas, na sede da delegacia do Sindicato Estadual dos Analistas Tributários da Receita Federal, em Florianópolis.

Conforme o delegado sindical Giovanni Zanella, na quarta-feira (27), a adesão dos trabalhadores catarinenses está confirmada. A reunião vai definir se os trabalhadores paralisam as atividades também nesta terça, como em todo o país.

Mesmo com a paralisação, o atendimento ao público deverá acontecer nas agencias no Sul do Estado. Segundo o coordenador interino da Receita Federal em Criciúma, Rafael Hartmann, existem apenas quatro analistas na agência. “Dois estão de férias e os outros sinalizaram pela não adesão ao movimento”, ressalta.

Porém, a paralisação dos servidores em Florianópolis poderá afetar os trabalhos executados na agência de Criciúma a longo prazo.

Segundo o sindicato da categoria, a paralisação temporária suspenderá a emissão de CND, o parcelamento de débitos,  a recepção de documentos Malha Fiscal, a emissão de DARF e GPS, entre outros.

Também serão paralisados os serviços nas alfândegas e inspetorias, como despachos de exportação, conferência física, trânsito aduaneiro, embarque de suprimentos, vigilância aduaneira, repressão, entre outros.

O atendimento dos demais serviços, seguem normalmente nas agências.