Geral

Anel viário deverá iniciar nos próximos dias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A retirada das lajotas da rua Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, deve iniciar nos próximos dias e vai acelerar as obras do anel viário na região. As melhorias integram uma das últimas etapas da duplicação da BR 101, no trecho de Laguna.

Esse foi um dos principais temas da reunião na tarde de segunda feira, dia 27, no gabinete do prefeito Everaldo dos Santos, com o superintendente regional sul do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), engenheiro Avani Aguiar de Sá, o engenheiro Robson Medeiros de Oliveira e a secretária adjunta do Planejamento Urbano, Grazielle Sitônio Duarte.

A Secretaria de Obras irá agilizar a retirada das lajotas numa extensão de 1.900 metros, acesso secundário do bairro à SC-436, com a obra será transformada numa alternativa do fluxo de trânsito. Na rodovia estadual no acesso à rua Paulo Carneiro será construído um trevo. 

O objetivo é começar de imediato a drenagem. Em seguida, a rua irá receber a pavimentação asfáltica. 

Segundo as informações do secretário adjunto de Obras, Célio José, os trabalhos de retirada das lajotas já começam nos próximos dias.

O prefeito Everaldo dos Santos apresentou ao DNIT uma série de reivindicações que serão destinadas para a Superintendência Estadual do órgão. 

Como a solicitação da Implantação de drenagem nas imediações da interseção de acesso à Laguna, acesso norte, no seu lado direito, desde a faixa de domínio até a lagoa de Imaruí, sendo que o diâmetro da tubulação necessária para essa drenagem, deve ser definido pelos técnicos de serviço da duplicação da rodovia.

A razão desta solicitação deve se ao fato de que com a ocorrência de chuvas mais intensa, a região fica alagada em alguns pontos, embora a drenagem no local já esteja concluída, portanto, a mesma foi projetada de forma subdimensionada.

Obras da ponte

Questionado sobre as obras da ponte de Laguna, o engenheiro Avani de Sá garantiu que "tão logo seja feito o repasse da verba de R$ 34 milhões, as obras recomeçam, mesmo porque já estão a mais de 90 dias sem receber", declarou.

Sobre a iluminação da estrutura, questionado pelo prefeito, o motivo das luzes estarem apagadas, o engenheiro respondeu " os postes foram colocados com as luminárias para efeito de teste, depois serão colocados os postes e todo sistema de iluminação de Led".

Solicitações

O prefeito Everaldo dos Santos apresentou ao DNIT uma série de reivindicações que serão destinadas para a Superintendência Estadual do órgão:

– Adequação e ampliação da drenagem da rua Doutor Paulo Carneiro, com a reconstrução de calçadas e meio fios existentes. 

– No piso das ciclovias projetadas nos bairros de Cabeçuda e Barranceira está projetado apenas o revestimento primário. O Governo Municipal está solicitando que a pista de rolamento seja pavimentada com bolcretes, a exemplo, do que está executado na rua Marcelina André, no bairro Barbacena. 

– Inclusão de acesso ao bairro Cabeçuda, no sentido Sul/Norte, pois está previsto apenas através da futura rua lateral sob a Ponte de Laguna, que atenderá ao tráfego local. A necessidade desse acesso pelo BR-101 irá facilitar o acesso de veículos leves, bem como, de caminhões de transporte de pescado. 

Colaboração: Assessoria de Imprensa