Geral

Ano do Centenário de Monsenhor une comunidade urussanguense

Foto: Divulgação/Sul in Foco

Foto: Divulgação/Sul in Foco

No próximo sábado (31), às 19h, na igreja matriz Nossa Sra. da Conceição, acontece a missa que abre o Ano do Centenário de Nascimento de Monsenhor Agenor Neves Marques.

O evento, coordenado pela Academia de Letras de Urussanga-ALU, contará com o apoio do Movimento de Irmãos, Coral Santa Cecília, Grupo de EscoteIros e 100 alunos do colégio que leva o nome do padre homenageado.

Além disso, os acadêmicos da ALU e várias pessoas da comunidade participarão representando os vários segmentos em que Monsenhor atuou durante os mais de 50 anos em que viveu em Urussanga.

A missa é o primeiro ato de uma programação que se estenderá até 10 de outubro de 2014, e que conta com atividades que vão desde exposição fotográfica itinerante, concurso de redação e poesia nas escolas, missa para bênção de motos e vária outras atividades que culminarão com o lançamento do livro sobre a vida do Monsenhor e sessão solene da ALU.

Da história do Monsenhor

Agenor Neves Marques nasceu em 10 de outubro de 1914 na cidade de Palhoça. Foi pároco em Tijucas, Itajaí, Criciúma, Siderópolis e Urussanga.

Em Urussanga permaneceu por mais de meio século fundando a Rádio Fundação Marconi, Paraíso da Criança, construindo a Casa Paroquial, Centro Comunitário da Matriz, capelas do interior do município, criou a Escola de Apicultura, incentivou a vinicultura, música, criou o Hino, o Brasão, a Bandeira de Urussanga e hinos de vários municípios de Santa Catarina e fundou a Academia de Letras de Urussanga.
Em 1978, ganhou do Vaticano uma réplica da imagem de Nossa Sra. de La Pietá, uma das três existentes no Brasil e que está exposta na igreja de Urussanga.