Educação

António Nóvoa ministra palestra ‘A escola que temos está a acabar: e o que vem por aí?’, em Orleans

Nessa última quarta-feira (18), O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave recebeu o Dr. António Nóvoa, professor catedrático da Universidade de Lisboa e Reitor da instituição no período de 2006 a 2013, na ocasião ele ministrou a palestra intitulada ‘A escola que temos está a acabar: e o que vem por aí?’

Nóvoa, destacou o esgotamento do modelo de escola que conhecemos, referindo-se à instituição centrada na transmissão de conhecimentos. Em relação ao futuro, mencionou a necessidade de serem criadas práticas pedagógicas que priorizam a pesquisa, o envolvimento de situações-problema, o trabalho colaborativo e a formação de redes entre os docentes.

As considerações tecidas por Nóvoa convergem com o Projeto Pedagógico Institucional – PPI do Unibave. Dessa forma, além de aprofundar os conhecimentos dos gestores, docentes e acadêmicos, as considerações demonstraram a importância dos projetos inovadores que vêm sendo desenvolvidos na instituição.

A atividade que articulou ensino e extensão, oportunizou a participação de gestores, docentes e acadêmicos do Unibave, bem como profissionais da Escola Barriga Verde – EBV e de Secretarias Municipais de Educação da região de inserção institucional.

O evento foi promovido pelos Cursos de Educação Física e Pedagogia e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, bem como do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP e Núcleo de Inovação Pedagógica – NIP.

“A palestra do Dr. António Nóvoa foi uma oportunidade valiosa para os profissionais que atuam no Unibave, bem como para os acadêmicos que participaram do evento. A análise da falência de um modelo de educação secular, realizada pelo palestrante, e as reflexões em relação às possibilidades que insistentemente têm sido discutidas na instituição, fortaleceram a importância da concepção pedagógica e metodológica enfatizada no PPI. Além disso, a presença de profissionais vinculados às redes municipais da região de inserção do Unibave, potencializaram os trabalhos que já vêm sendo realizados pela instituição em benefício da Educação Básica da região sul”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Marlene Zwierewicz.

Colaboração: Comunicação Unibave

  • 20249f9dfcf1e2dd8b0a09cae092071c
  • 984f945d6844d39134333761c5670164
  • c93b09365734d6aef34a8fe3c52b2b5a