Geral

Ao celebrar 25 anos, Carbonífera Catarinense reafirma o compromisso com a comunidade

Trajetória da empresa foi marcada por conquistas e investimentos no desenvolvimento, saúde e segurança da equipe e em projetos sociais e ambientais.

Foto: Ketully Beltrame/Sul in Foco

A Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria ficou lotada durante a missa em comemoração aos 25 anos de história da Carbonífera Catarinense. A celebração foi feita pelos padres Antônio Vander e Deonor Vieira do Nascimento e contou com a participação do Coral Infantojuvenil Anjos Mineiros. Diretores da empresa, a equipe de colaboradores, familiares e a comunidade lauromüllense prestigiaram a cerimônia.

“Esta noite é verdadeiramente especial e marca um momento histórico em nossa jornada. Meu coração transborda de emoção, gratidão e amor ao relembrar os passos que nos trouxeram até aqui”, declarou a empresária Astrid Barato, que aproveitou para reconhecer e agradecer aos seus pais, seus irmãos, seu esposo, sua filha e todas as demais pessoas que fizeram parte desta jornada.

Em seu pronunciamento, ela ressaltou a contribuição da empresa no desenvolvimento de Lauro Müller e região, sendo a maior geradora de empregos do município. São mais de 700 empregos diretos, mais de 5 mil indiretos, 68 prestadores de serviço e 470 aposentados. A Carbonífera Catarinense é a primeira mineradora do país a obter o obter a certificação ISO 14001, a qual mantém desde 2005, ao estabelecer diretrizes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

“Testemunhamos e impulsionamos a evolução, transformação, crescimento e progresso, que moldaram as nossas conquistas na atividade de extração mineral. Enfrentamos inúmeros obstáculos, mas sempre mantivemos a determinação, superamos desafios, adotamos novas tecnologias e, acima de tudo, reafirmamos o nosso compromisso com a excelência. Priorizamos a saúde e a segurança, respeitamos o meio ambiente e valorizando os nossos clientes, promovendo o crescimento das pessoas e incentivando o crescimento econômico e inovação”, destacou.

Em 2021, a empresa conquistou o selo de Signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao criar uma plataforma de aprendizagem pata o desenvolvimento da equipe, que já soma mais de 21 mil horas de treinamentos anuais. Em 2023, foi certificada com a ISSO 45001, que se refere a uma série de requisitos que uma empresa precisa possuir para implementar o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Além de investir no desenvolvimento contínuo em seus profissionais, possui projetos sociais já consolidados.

Estas e outras iniciativas reforçam o compromisso da empresa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Já foram mais de 200 ações sociais realizadas, beneficiando mais de 2,1 mil famílias; mais de 2 mil consultas médicas por ano; mais de 15 mil mudas plantadas, 160 hectares reflorestados e 200 hectares de áreas degradadas recuperados; 56,5 mil folhas de papel foram deixadas de consumir em um ano; 45% de redução na utilização de copos plásticos em 2 anos; e 13 toneladas de resíduos perigosos deixados de gerar.

Entre as ações sociais desenvolvidas, estão o Coral Infantojuvenil Anjos Mineiros e a Associação Beneficente Anjos Mineiros, que reúne mulheres da comunidade para a confecção de enxovais de bebês para serem doados para mamães em situação de vulnerabilidade social. “Hoje, não apenas celebramos nossas realizações, mas realinhamos os valores que nos une e o compromisso de um futuro melhor. Juntos, não apenas geramos energia, que move a vida de cada lauromüllense e impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também criamos oportunidades de emprego e o sustento de inúmeras famílias”, conclui a gestora.

Notícias Relacionadas

Um período de muitas transformações mundiais

Nevoeiros densos transformam a paisagem de Santa Catarina neste inverno

Segundo a equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, o nevoeiro nada mais é do que uma nuvem que se forma próxima ao solo

Inscrições gratuitas para Prouni de 2024 terminam nesta sexta-feira

Programa oferece mais de 243 mil bolsas em faculdades privadas

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

Sorteio será realizado, a partir das 20h, em São Paulo