Saúde

Apaes da região promovem Seminário de Saúde e Prevenção de Deficiências

A diminuição dos números de crianças com deficiências ocupa o topo das metas perseguidas pelas Apaes por todo o Brasil. O assunto motiva a realização do I Seminário de Saúde e Prevenção de Deficiências da Região Carbonífera no dia 24 de julho, em Urussanga. O dia de atividades no Centro Comunitário da Matriz Nossa Senhora da Conceição mobilizará as nove unidades da Apae da região e representantes das áreas da educação, saúde e assistência social dos 12 municípios.

“Cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas (dado da Organização Mundial da Saúde). A nossa missão em primeiro lugar é justamente promover a prevenção e para isso se faz essencial a participação de profissionais de diferentes segmentos dentro da esfera pública. A conscientização deles garante um atendimento eficiente”, acredita a coordenadora regional de Saúde e Prevenção da Federação Catarinense das Apaes, Cristiane D’Acampora Guazzi.

As inscrições estão abertas no site da EGEM. A participação é livre e gratuita. “Queremos mostrar à sociedade que o trabalho está ali. Basta abrir as portas para a gente mostrar como podemos ajudar a continuar levando conscientização às pessoas”, enfatizou Cristiane.

Conhecimento de autoridades no assunto

Uma programação montada para o período de 8h às 17h30 inclui palestras com estudiosos do assunto de diferentes lugares do país. Os geneticistas João Monteiro de Pina Neto (Universidade Federal de Ribeirão Preto) e Rui Pilotto (Universidade Federal do Paraná), o psiquiatra Marcos Nassif e a coordenadora estadual de Estudo e Prevenção de Deficiência da Federação das Apaes de Santa Catarina, Lucila Micheluzzi, vão aprofundar o assunto sobre diferentes aspectos durante a conferência.

“Essas oportunidades enriquecem ainda mais o conhecimento dos nossos profissionais para realizarem o trabalho de orientação junto a pais, gestantes e encontros de jovens, por exemplo. Uma confiança ainda maior com o objetivo de deixarem as pessoas esclarecidas sobre as formas de prevenção” enaltece a vice-presidente da Apae de Criciúma, Maria Neiva Mezzari Borges.

Colaboração: João Pedro Alves / Partner Nazario & Bortot Comunicação

[soliloquy id=”136991″]