Sem Categoria

Aplicativo móvel agiliza trabalho da Polícia Militar em Lages

PM diz que tempo para registrar infração diminuiu cerca de 10 minutos. Tecnologia deve chegar a mais 25 cidades do estado este ano.

Foto: Reprodução/RBSTV

Foto: Reprodução/RBSTV

A Polícia Militar em Lages, na Serra, começou a usar um aplicativo móvel para agilizar o atendimento de ocorrências. Segundo o tenente Maycom Hemkemaier, o tempo usado para se fazer um auto de infração de trânsito diminuiu cerca de 10 minutos, como mostrou a RBS TV.

Seis das 14 viaturas que atuam em Lages têm a tecnologia nos carros. Conforme o site G1 SC, a cidade é a primeira da região serrana a contar com o equipamento.

"Um auto de infração de trânsito, que a guarnição demorava cerca de 10 a 12 minutos [para registrar], isso estatisticamente comprovado, hoje em dia ela consegue fazer em dois minutos", disse o tenente.

Os carros da PM receberam kits com um tablet e uma impressora térmica. Agora, todo o trabalho dos policiais durante uma ocorrência, que antes dependia de contato via rádio com a central, passa a ser feito através do aplicativo.

O aplicativo também facilita o trabalho de consulta a dados de pessoas e veículos, a comunicação com outros órgãos públicos e os procedimentos de trânsito.

Agilidade

Tudo o que uma equipe da PM precisa para trabalhar agora está dentro dos kits, inclusive os 12 formulários, que antes eram preenchidos no papel. Esse ganho na agilidade vai fazer com que a polícia atenda mais ocorrências em um período de trabalho.

Para instalar os seis primeiros kits, o batalhão de Lages desembolsou cerca de R$ 48 mil. "Os recursos são oriundos do convênio de trânsito, que decorre da arrecadação de taxas e também de autuações e outros valores, que é um valor rateado entre a prefeitura, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Com essa verba, a gente tem autorizados seis kits", explicou o tenente.

Mais kits

A intenção é ter mais aparelhos. "Nós temos já um projeto com a Justiça Federal para a aquisição de dois kits. Temos também uma promessa do governo do estado, cuja finalidade é disponibilizar mais seis kits. Ou seja, nós teremos um total de 14 viaturas e cobriria 100% o nosso efetivo para o trabalho na região".

A PM também quer disponibilizar os kits em outros municípios. "Nós temos a intenção, sim, de estender a outras cidades, principalmente porque a nossa região abrange cerca de 29 municípios. Queremos facilitar e otimizar os nossos meios materiais".

O aplicativo móvel da PM de Santa Catarina começou a ser implantado em 2014 em Balneário Camboriú, no Litoral Norte.

Policiais de 13 cidades catarinenses já fazem uso do aplicativo. Ao longo desse ano, a tecnologia deve chegar a pelo menos mais 25 cidades.