Geral

Após erro de cálculo, INSS revisa benefício dos aposentados

Revisão será para pessoas que se aposentaram ou tiveram beneficio no período de 1999 a 2009

As pessoas que se aposentaram ou tiveram beneficio no período de 1999 a 2009 devem ficar atentas. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá fazer uma revisão dos benefícios. Isso porque, conforme o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados de Orleans, Luiz Legnani, o órgão reconheceu um erro de cálculo.  Os 20% das contribuições pequenas não foram incluídas para os aposentados deste período, reduzindo assim seus benefícios.

“Quem se aposentou ou teve beneficio no período de novembro de 1999 a agosto de 2009 tem direito a essa revisão, tendo a aposentadoria por invalidez, pensão por morte, auxilio doença e auxilio acidente”, ressalta o presidente.

O pagamento aos aposentados e pensionistas será a partir do próximo ano com a classificação por idade. “As pessoas acima dos 60 anos serão as primeiros a serem pagas a partir de março.

Os que têm idade de 46 a 59 anos o pagamento será de 2014 a 2016. Já os que têm até 45 anos o pagamento será de 2016 a 2019 e aos benefícios inativos o pagamento será de 2019 a 2022”, diz.

Conforme o advogado, Valmor Bianco, antes de entrar com uma ação judicial, é necessário que primeiramente a pessoa procure a Associação dos Pensionistas e Aposentados e esclareça suas duvidas quanto aos seus direitos.

“Antes de ingressar com uma ação da justiça temos que fazer o pedido de revisão para o próprio INSS. Para isso, as pessoas devem procurar a associação e por intermédio da mesma encaminhamos para a revisão. Ou seja, não precisa entrar direto com uma ação na justiça. Procurando por esse meio, de forma administrativa o próprio INSS reconhecerá o direito dos aposentados”, informa.

A Associação dos Pensionistas e Aposentados de Orleans conta com aproximadamente 1.400 integrantes.

Colaboração: Thaise Vieira/Rádio Guarujá