Geral

Após rompimento de adutora, Casan deve ressarcir danos à população em Criciúma

Problema foi registrado na tarde de quinta-feira e deixou 70% da cidade sem água. Pelo menos dez casas foram inundadas.

Foto: Amanda Ludwig

Foto: Amanda Ludwig

Os moradores e comerciantes atingidos pelo rompimento de uma adutora da Casan no bairro São Sebastião, em Criciúma, serão ressarcidos. O acidente, que aconteceu na última quinta-feira (14), provocou a inundação de pelo menos dez casas.

Conforme o superintendente sul-serra da Casan, Vilmar Bonetti, a estatal reconhece o dano. “Foi um problema involuntário, mas isso não exime a companhia da responsabilidade. A Casan fez um levantamento das famílias atingidas e agora elas devem procurar o órgão. Os casos serão discutidos individualmente. Mas nós entendemos que o dano foi causado e precisa ser reparado”, relata.

Além do alagamento no entorno da adutora, o rompimento causou falta de água em, pelo menos, 70% das unidades consumidores de Criciúma e também em Içara. O problema foi corrigido e o abastecimento reestabelecido ainda na sexta-feira (15).

Faltam reservatórios

Durante a ocasião, a Casan ainda refez o apelo aos moradores para que instalem reservatórios de água nas residências.

“A grande dificuldade em um caso como esse não é resolver o problema. A dificuldade é a normalização do abastecimento depois disso. Isso demora, principalmente, nos locais onde não há uma caixa d’água que iria garantir o abastecimento durante, pelo menos, um dia”, relata o superintendente.

Colaboração: Karol Carvalho / Rádio Eldorado