Geral

Arraial da Apae de Criciúma homenageia “Rei do Baião”

A quarta-feira (14) foi de muita animação para alunos e colaboradores da Apae de Criciúma. A festa julina anual aconteceu no ginásio de esportes e reuniu os 226 alunos e equipe docente. Um grande painel logo na entrada do local anunciava: “Arraiá do Gonzagão, Rei do Baião”. As apresentações aconteceram na parte da manhã e à tarde.

Além das danças típicas como quadrilha e pau de fitas, alunos e convidados puderam conhecer um pouco mais da história do cantor e compositor nordestino, Luiz Gonzaga. Um telão com fotos e informações mostrou vida e obra do artista. “Mesclamos o entretenimento com aprendizado para ensinar os alunos sobre cultura local e também nacional. Nada melhor do que uma festa de julho para tratar do tema Luiz Gonzaga, Rei do Baião”, explica entusiasmada a professora de artes Rosimeri Nandi.

Durante as apresentações artísticas os alunos da Apae foram divididos em grupos e dançaram composições como Baião de dois, Siridó e Juazeiro. O visual acompanhou a música, todos foram de trajes típicos, alguns vestidos até de Lampião e Maria Bonita, cangaceiros admirados por Luiz Gonzaga na infância.

No final do dia a festa ganhou um brilho ainda mais especial com a presença dos alunos do Bairro da Juventude, de Criciúma, que ao som de instrumentos de sopro tocaram uma das mais conhecidas melodias de “Gonzagão”, Asa Branca.

Embaixador Sonoro do Sertão

Luiz Gonzaga foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, se vestia como cangaceiro. O Rei do Baião nasceu numa sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, em Pernambuco. Levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o Baião, o Xote e o Xaxado.

Colaboração: Nazario & Bortot Comunicação

[soliloquy id=”135918″]