Geral

Arraial Solidário do Criciúma Shopping começa nesta terça-feira

Evento segue até domingo e, além dos quitutes tradicionais, contará com apresentações culturais diárias

Mais uma edição do Arraial Solidário do Criciúma Shopping começa nesta terça-feira (23). A novidade deste ano fica por conta da participação de outras entidades beneficentes do município. Além da Casa Guido, que é parceira desde o primeiro ano, Abadeus, AMA, Apae, Escola Padre Miguel Giacca e o Instituto de Educação Especial Diomício Freitas entram para fazer parte deste arraial do bem. Cada entidade será responsável por uma barraca, onde haverá comercialização de quitutes e brincadeiras.

Conforme a gerente de marketing do Criciúma Shopping, Deize Schetz, com mais entidades sendo beneficiadas, o Arraial Solidário só tem a ganhar. “Nosso envolvimento com a cidade sempre foi além do comercial, e neste ano podemos ajudar mais pessoas, o que nos gratifica ainda mais. Sabemos que será uma edição de sucesso, pois temos um povo solidário, que gosta de festa, da diversão que ela traz, e, principalmente, de ajudar ao próximo”, explica Deize, lembrando que além das barracas, durante todos os dias do evento, que vai até o dia 28 de junho, também haverá atrações culturais a partir das 18 horas.

A Abadeus é uma das instituições que participa pela primeira vez do Arraial Solidário. Ela será responsável por adoçar os visitantes com docinhos, cupcakes e as tradicionais maçãs do amor. “Fazer parte do evento não só nos ajudará a divulgar a entidade, mas também nos auxiliará nas despesas mensais da casa, que são altas, pois atendemos cerca de seis mil pessoas anualmente”, revela a coordenadora pedagógica da Abadeus, Rodicélia Felipe.

Com um déficit mensal de R$18 mil, a Associação de Amigos dos Autistas – AMA, também contará com as vendas do Arraial Solidário para aliviar as contas no fim do mês. “Achamos muito bacana poder participar do evento. Como somos uma entidade sem fins lucrativos e atendemos a 97 pessoas, as despesas são altas”, conta a enfermeira Muriel Rovares.

Tradição permanece

Assim como não pode faltar o quentão nas festas desta época, não falta a Casa Guido no Arraial Solidário, que é parceira do Criciúma Shopping desde a primeira edição. Neste ano, a instituição comercializará o quentão. “Vamos usar toda a arrecadação para comprar medicamentos e fazer exames, já que são os setores onde temos mais dificuldades. Agradecemos ao shopping pela oportunidade”, conta a nutricionista da Casa Guido, Renata Narel Búrigo, lembrando que a instituição atende, atualmente, a 67 crianças com câncer.

Conheça um pouco mais sobre as entidades beneficiadas:

Escola Padre Miguel Giacca – Caçapa do palhaço e arremesso de argola

A Escola Padre Miguel Giacca, do Rio Maina, trará as brincadeiras tradicionais ao evento. O valor arrecadado será utilizado, em parte, para a reconstrução do laboratório de Ciências da instituição, que foi danificado com a queda do forro. A outra parte será destinada à Casa de Saúde do Rio Maina. 

APAE Criciúma – Amendoins doce e salgado, cocada e paçoca

A Apae de Criciúma levará os tradicionais amendoins doce e salgado, cocada e paçoca ao Arraial Solidário. O valor arrecadado será usado para comprar os materiais lúdicos e de artesanato utilizados pelos alunos durante o ano. Hoje a instituição atende a 240 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

Abadeus – Docinho, cupcake e maçã do amor

A Abadeus comercializará docinhos, cupcakes e as tradicionais maçãs do amor no Arraial Solidário. A arrecadação auxiliará nas despesas mensais da casa, que são altas, já que cerca de seis mil pessoas são atendidas anualmente. Entre as ações desenvolvidas pela Abadeus estão os cursos profissionalizantes, escolinha de cinema, sinfonia de talentos, creche e atendimento emergencial para a comunidade. 

AMA – Cachorro-quente

A AMA – Associação de Amigos dos Autistas não tem fins lucrativos e atende atualmente a 97 pessoas. Com um déficit mensal de R$ 18 mil, a entidade confia que o dinheiro arrecadado durante o Arraial Solidário auxiliará nas despesas da casa. 

Casa Guido – Quentão

Participante desde a primeira edição, a Casa Guido fica responsável pelo quentão. Atualmente a Casa atende a 67 crianças com câncer. Todo dinheiro arrecadado irá para compra de medicamentos e realização de exames. 

Instituto de Educação Especial Diomício Freitas – Pinhão e Canjica

O Instituto Diomísio Freitas atende, há mais de 20 anos, a jovens e adultos com deficiências intelectuais. A instituição depende de convênios com o Governo Municipal e Estadual, além de doações de empresas e pessoas físicas.

Colaboração: Jadson Fernandes / Ápice Comunicação

[soliloquy id=”131723″]