Geral

Artesanatos produzidos nos Clubes de Mães vão decorar Içara para o 20º AÇOR

Içara se prepara para receber a 20ª edição do Encontro da Cultura Açoriana (AÇOR), que acontece entre os dias 8 a 10 de novembro. O projeto é ornamentar a cidade. E para isso, o Município contará com os trabalhos desenvolvidos pelos clubes de mães.

Na tarde dessa terça-feira, coordenadoras dos 44 clubes de mãe participaram da palestra com o diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), Joi Cletison, que abordou o artesanato açoriano no Sul do Brasil. A aula serviu como capacitação para que estratégias de produção sejam aplicadas para mais de mil mães que se envolverão no projeto. “Será um grande evento e contaremos com a participação de todas as secretarias. A Fundação Assistência de Içara (FAI), por meio do clube de Mães, desenvolverá atividades para a ornamentação da cidade”, explica a presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski.

Conforme Eliana, a participação de Joi Cletison, teve também como foco o resgate da história, costumes e tradições dos açores. “Vejo que Içara está muito empolgada para a festa e iniciar as ações já motivando as agentes dos Clubes de Mães é de grande valia, pois estaremos envolvendo mais de mil pessoas na ornamentação”, analisa o diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.

O prefeito e Içara, Murialdo Canto Gastaldon, está na expectativa da realização do evento. “O Açor será um encontro dos que vieram antes de nós e transformaram o município no que ele é hoje. A ornamentação da cidade mostrará a alegria dos nossos munícipes. Estou com muita expectativa para a festa que acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro”, avalia.

A presidente da FAI, Ceneli Freitas, diz que as mães já demonstram, neste primeiro momento, grande interesse em participar. “Vamos ser responsáveis pela decoração da cidade. Juntamente com a participação das outras secretarias pretendemos transformar este evento em uma grande festa”, ressalta.

Resgate nas escolas – Numa outra oportunidade, professores de Artes Visuais do município também receberão capacitação para abordarem com os alunos a história dos açorianos no Sul do Brasil. Nesta terça-feira, numa reunião com os educadores, foi delimitado o andamento do projeto.

Estiveram também reunidos na manhã de hoje com a Fundação Cultura de Içara, os representantes da Associação Açoriana de Içara e do Grupo Folclórico Reis do Oriente; o secretário de Educação, Antônio de Mello e a coordenadora de Artes Visuais, Lilian Feliphi.

O AÇOR é promovido pela Administração Municipal de Içara, por meio da Fundação, e em parceria com Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC. A festa contará além de apresentações culturais, como gastronomia, desfile dos grupos participantes, e missa com encontro das bandeiras do Espírito Santo, uma das fortes tradições açoriana. A escolha da rainha da 20º AÇOR deve ocorrer em agosto, também com a entrega do ‘Troféu Açorianidade’ para 10 segmentos.

Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI