Economia

ASTC e Conselho de Transportes estudam aumento da tarifa em Criciúma

Foto: Daniel Búrigo/Arquivo Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo/Arquivo Clicatribuna

O aumento da tarifa do transporte público de Criciúma está novamente em fase de negociação. Uma planilha com estudo de valores foi encaminhada pela Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) ao Conselho Municipal de Transportes na terça-feira. O levantamento aponta uma possibilidade de que a atual passagem de ônibus, cotada em R$ 3,25, passe a custar R$ 3,43. No entanto, o presidente da ASTC, Paulo Pacheco, deixa claro que nada está definido. “Isso é um estudo. A tarifa é discutida anualmente e tudo ainda está em fase de análise, não tem uma avaliação, apenas cálculo”, afirma Pacheco.

Frente à discussão que foi aberta sobre esta possível mudança, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município foi acionada para realizar um estudo de desoneração. “Por pedido do prefeito Márcio Búrigo, este estudo vai ser feito em conjunto com a secretaria para avaliar esta necessidade e ter um equilíbrio no ajuste”, ressalta Pacheco. Estão presentes no levantamento desta planilha diferentes itens para o funcionamento do transporte público como combustível, óleo, pneus, salário de funcionários, etc.

Para o representante do Conselho Municipal de Transporte e presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Edgar Generoso, uma assessoria técnica foi contratada para avaliar a real necessidade deste reajuste. “Consideramos este valor abusivo, vai quebrar o bolso do trabalhador e do transporte em si. O que tem que ser averiguado é o que alimenta esta planilha, se são documentos fiscais ou frios, se necessita mesmo, se tais itens deveriam estar ali”, ressalva Generoso.

Até o dia 22 o Conselho deverá apresentar as suas contestações sobre este aumento. Depois, se reunirá ao ASTC no dia 30 para definir o termo que será repassado ao Prefeito Márcio Búrigo, responsável por decretar ou não o reajuste. Caso o aumento da tarifa seja firmado, o aumento será válido a partir do segundo domingo do mês de julho.

Com informações do Portal Clicatribuna