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Atendimento em Saúde Mental será unificado em Içara

Içara é o primeiro município de Santa Catarina a implantar um protocolo de Saúde Mental inserido plenamente na Atenção Básica

Com o intuito de facilitar os encaminhamentos e para garantir também o bom funcionamento dos atendimentos relacionados à saúde mental em Içara, a secretaria de Saúde juntamente com as coordenações em Saúde Mental, Atenção Básica e NASF iniciou, nesta semana, a distribuição do Protocolo de Saúde Mental nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município.

O protocolo, que vai fazer parte dos atendimentos a partir de segunda-feira (25), pretende auxiliar na triagem. “No primeiro momento organizamos os serviços no CAPS e nos Ambulatórios de Saúde Mental Adulto e, no recém implantado, Ambulatório Infantil. Agora a proposta é criar o atendimento em rede, ou seja, o paciente terá o primeiro atendimento na unidade de saúde e, se for necessário, será encaminhado ao ambulatório e depois ao CAPS. Com isso e com o auxilio do protocolo, vamos unificar os procedimentos, dar celeridade e qualidade ao atendimento”, explica o psicólogo Sergio Gobbi coordenador de Saúde Mental em Içara.

“A criação da rede de atendimento e de acolhimento vai fazer com que o paciente já tenha identificados os sintomas mais freqüentes de transtornos de ansiedade e depressão em adultos; e hiperatividade, depressão e traumas em crianças, na primeira consulta. Assim o encaminhamento será feito ao especialista garantindo o tratamento rápido e eficiente”, destacou o secretário de Saúde Lauro Nogueira acrescentando que Içara é o primeiro município de Santa Catarina a implantar um protocolo de Saúde Mental inserido plenamente na Atenção Básica.

Após receber tratamento o paciente retorna à ESF de seu bairro onde continua sendo acompanhando pela equipe. No CAPS o tratamento é divido em intensivo, semi-intensivo e não intensivo.

Ainda segundo Gobbi, uma terceira etapa está sendo discutida. A implantação do CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) que deve disponibilizar internação a 10 pacientes e 140 atendimentos mensais. “Isso está sendo estudado e pretendemos tirar do papel, com o apoio da Administração Municipal, em breve”, explica o coordenador.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI