Educação

Aulas da rede estadual iniciam hoje

Com retorno 100% presencial, exceto para os alunos que tiverem razões médicas, casos de Covid-19 serão monitorados pela SED

Divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina voltam às aulas hoje. Segundo as regras definidas pelo estado, publicadas no dia 12 de janeiro, os alunos retornam sem a necessidade de distanciamento social. Além disso, aqueles que tiverem razões médicas para não voltarem presencialmente terão que comprovar com um laudo. Nos doze municípios da Região Carbonífera (Amrec) existem 57 escolas da rede pública, que atendem mais de 30 mil estudantes. “Tenho repetido que a escola não é a vilã da pandemia. A escola é um ambiente seguro, algo que já comprovamos ao longo de 2021, por isso será a última a fechar e a primeira a abrir. No dia 7 de fevereiro iremos retornar com todas as medidas de segurança necessárias”, afirma o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Os cuidados contra a Covid-19 seguem vigentes. A nova determinação do governo estadual retira o distanciamento social para a capacidade das salas de aula, permitindo o retorno de todos os estudantes de forma simultânea. As regras de distanciamento, no entanto, continuam válidas nos locais de alimentação escolar, sendo de 1,5 metros para ambientes sem ventilação e de 1 metro para ambientes com ventilação.

Segundo a Secretaria de Estadual de Educação (SED), os estudantes que por razões médicas não puderem retornar ao regime presencial, deverão comprovar a necessidade de afastamento por laudo médico. Eles serão avaliados semestralmente e, para esse grupo, a rede de ensino deve oferecer estratégias de atendimento para garantir o aprendizado por parte do aluno.

Plataforma de controle das infecções

Uma plataforma com os casos de Covid-19, em professores e alunos, deve ser abastecida diariamente pelos gestores das instituições de ensino. A diretoria da escola deve acionar a Vigilância Epidemiológica municipal se houver aumento do número de casos em um curto período.

Outra iniciativa importante, para evitar as transmissões, é a escala de turmas nos intervalos. Os gestores escolares foram orientados pelo governo a manter essa prática. Outra recomendação que segue válida é identificar as mesas e cadeiras para que cada estudante utilize sempre o mesmo espaço.

De acordo com o painel de vacinação do governo estadual, 85,66% dos adolescentes e jovens de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número do público que tomou a segunda dose está em 49,49%.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Cachorro “aussaltante” é flagrado ao levar salame de padaria em Criciúma; veja vídeo

Tutor do animal se dispôs a pagar pelo prejuízo, mas padaria deixou salame de cortesia

Sequestro relâmpago acaba em grave acidente em SC

Duas pessoas foram feitas reféns no sequestro relâmpago; o criminoso tomou a direção do carro, mas bateu em seguida

Cidades da Serra têm alta de até 60% na economia em maio incomum com neve

Restaurantes, lojas e postos de combustíveis reforçaram lucros com "boom" de turistas

Serra do Corvo Branco é liberada de Urubici até o corte

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) trabalham na limpeza da rodovia e na recuperação de encostas há cerca de 10 dias, quando fortes chuvas atingiram Santa Catarina