Geral

Aventureiros desvendam montanhas de Siderópolis

Foto: Leonardo Zanin/Clicatribuna

Foto: Leonardo Zanin/Clicatribuna

A temporada de escalada das montanhas da serra geral catarinense já iniciou. Até domingo, diversos montanhistas e suas famílias estão acampados, no pé da serra, em Siderópolis, para se aventurar em escaladas. Muitos vieram de outros estados para o município com o objetivo de participar das atividades, afinal, este é o momento que eles dão uma pausa no trabalho para entrar em contato com a natureza.

De acordo com o vice-presidente da Associação Serra Geral de Montanhismo (ASGM), José Carlos dos Santos Júnior, cada montanha tem a sua época certa de escalar. “Na serra catarinense, é melhor subirmos no frio porque tem menos mosquitos. Além disso, o nosso corpo exige menos água”, relata.

O montanhismo é um esporte que ainda está se difundindo, mas a cada dia ganha mais adeptos. “Não é um esporte perigoso, mas temos que estudar e usar todos os equipamentos de segurança necessários, como o capacete e o sapato apropriado”, aponta o presidente da ASGM, Antonio Provezano.

Parede mais extensa do Brasil está em Siderópolis

Segundo site Clicatribuna, algumas das montanhas possuem mais de 900 metros de altura, com paredes rochosas um pouco menores, que é o que realmente importa na hora da escalada. “Aqui em Siderópolis temos a maior parede rochosa do Brasil, com 210 metros de altura”, ressalta Júnior.

E para escalar tudo isso exige muito esforço e dedicação. “A saída é bem cedinho. Por volta das 6h deixamos o acampamento e começamos a subir a trilha. Há vezes que voltamos depois do anoitecer, e outras que temos que pernoitar”, conta Provezano.