Saúde

Bactéria multirresistente é identificada em UTI infantil e neonatal lotada de SC

Para a médica do hospital, é provável que a causa das infecções seja a superlotação

Divulgação

Uma bactéria multirresistente foi identificada em quatro pacientes que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil e Neonatal do Hospital São Franscico, em Concórdia, no Oeste Catarinense. A notícia foi comunicada em um boletim divulgado nesta quinta-feira (19) pela instituição.

A unidade de tratamento intensivo para crianças e bebês do hospital possui 12 vagas, todas ocupadas. De acordo com o Painel de Leitos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, o Estado possui três leitos pediátricos livres, que ficam na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e oito leitos de UTI neonatal, localizados na Região Norte.

Em nota, o Hospital São Franscisco disse que atende toda a região e recebe pelo Samu pacientes de cidades vizinhas, “o que favorece a sobrecarga”. O comunicado destacou que a bactéria multirresistente havia sido identificada há “poucas horas”, “colonizada em quatro pacientes”.

Para a médica Clarissa Guedes, do Hospital de Concórdia, é provável que a causa das infecções seja a superlotação.

“Infelizmente à longa data estamos excedendo a nossa capacidade de ocupação, o que aumenta consideravelmente o risco de infecções e contaminações cruzadas”, lamenta.

O hospital definiu nesta quarta (18) ações emergenciais para controlar novos casos de infecção. Conforme a nota, o protocolo estabelece monitoramento semanal para a identificação de possíveis infecções e bactérias.

Veja a nota na íntegra

Divulgação

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Justiça nega pedido de novo exame de sanidade no acusado da chacina de Saudades

Fabiano Kipper Mai invadiu uma creche e matou três crianças e duas funcionárias, ele responde por 14 tentativas de homicídio

Capotamento é registrado na Via Rápida em Criciúma

Caso aconteceu no trecho da região do bairro São João, em Criciúma, na manhã desta terça-feira, 28

Idosa é presa por furtar pares de meias de lojas em Tubarão

Criminosa foi atendida pelo Samu por passar mal ao ser abordada; ela foi levada para a delegacia de polícia

Operação encontra 69 crânios de boi abatidos ilegalmente em SC

Flagrante da operação contra abate clandestino de bovinos ocorreu na sexta-feira, mas foi divulgado na tarde de segunda-feira.