Giro Estadual

Baleia de oito metros é encontrada morta em praia de SC

Jubarte juvenil estava encalhada na Praia do Cascalho, em Penha

Divulgação

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia do Cascalho, em Penha, na manhã desta quinta-feira (9). O animal ficou encalhado nas pedras e precisou ser levado para a areia, onde é feita a avaliação que possibilita descobrir o estado de saúde da baleia e entender a possível causa da morte.

O tamanho da baleia chamou a atenção de quem passava pelo local. Segundo informações do Projeto de Monitoramento de Praias, da Univali, o mamífero tem oito metros de comprimento e ainda é considerado juvenil, com idade estimada entre um e dois anos.

Nas redes sociais, o fotógrafo Eduardo Boeing, que capturou as imagens, lamentou a morte da baleia.

“Eu prefiro registrá-las felizes nadando e saltando no mar, mas hoje infelizmente fotografei uma delas morta”, escreveu.

Baleias encalhadas

De acordo com a Univali, essa é a quinta baleia-jubarte que foi encontrada encalhada e morta no trecho de praias monitorado pela unidade de Penha apenas neste ano.

Em julho, outra jubarte jovem encalhou em Itapema, e já foi encontrada em estágio avançado de decomposição. O animal tinha marcas de rede de pesca.

Notícias Relacionadas

Alerta de chuva forte traz risco de alagamentos e deslizamentos de terra para SC

Segundo a Defesa Civil, em ao menos sete regiões o risco é alto para desastres entre esta sexta-feira (17) e sábado (18)

Aberto envelopes para ampliação do Hospital Santa Teresenha, em Braço do Norte

Em breve um novo edital será lançado pelo hospital. A abertura foi realizada pela Comissão Permanente de Cotação de Obra do HST

Aulas 100% presenciais em Braço do Norte retornam segunda-feira

De acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Educação, no dia 20 de setembro, próxima segunda-feira, é a vez dos anos finais, do 6º ao 9º ano das escolas, retornarem

Anvisa pede inclusão de eventos adversos na bula da vacina da Janssen

Farmacêutica tem 30 dias para atender a solicitação