Giro Estadual

Baleia de oito metros é encontrada morta em praia de SC

Jubarte juvenil estava encalhada na Praia do Cascalho, em Penha

Divulgação

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia do Cascalho, em Penha, na manhã desta quinta-feira (9). O animal ficou encalhado nas pedras e precisou ser levado para a areia, onde é feita a avaliação que possibilita descobrir o estado de saúde da baleia e entender a possível causa da morte.

O tamanho da baleia chamou a atenção de quem passava pelo local. Segundo informações do Projeto de Monitoramento de Praias, da Univali, o mamífero tem oito metros de comprimento e ainda é considerado juvenil, com idade estimada entre um e dois anos.

Nas redes sociais, o fotógrafo Eduardo Boeing, que capturou as imagens, lamentou a morte da baleia.

“Eu prefiro registrá-las felizes nadando e saltando no mar, mas hoje infelizmente fotografei uma delas morta”, escreveu.

Baleias encalhadas

De acordo com a Univali, essa é a quinta baleia-jubarte que foi encontrada encalhada e morta no trecho de praias monitorado pela unidade de Penha apenas neste ano.

Em julho, outra jubarte jovem encalhou em Itapema, e já foi encontrada em estágio avançado de decomposição. O animal tinha marcas de rede de pesca.

Notícias Relacionadas

Mega-Sena: prêmio acumula e vai a R$ 55 milhões

Dezenas sorteadas: 05 - 14 - 23 - 46 - 48 - 52

Acusado de assédio, professor do IFSC é exonerado no Sul de SC

Servidor Público Federal, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, que foi acusado de assédio sexual foi exonerado da função

SC é o 4° Estado do país com menor preço médio de gasolina comum; veja valor por cidade

Dados são levantados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo); na sexta-feira (1°) , governo de SC reduziu alíquota de ICMS sobre gasolina a 17%

Registros de racismo em SC crescem quase 20% em 2021

Santa Catarina é o segundo estado com maior número de registros de injúria racial, aponta Anuário de Segurança Pública; neste domingo celebra-se o dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.