Cultura

Banda Marcial da Satc dá espetáculo na comemoração do cinquentenário

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma noite de emoções, com muita música e o reencontro de velhos amigos. As comemorações do cinquentenário de fundação da Banda Marcial da Satc encantaram quem compareceu ao auditório 1 da escola na noite desta sexta-feira (19). Quem viu a banda nascer, ainda como fanfarra, não escondeu a emoção em fazer parte dessa história. “Comecei com o irmão Walmir (Antônio Orsi, então diretor da Satc). Entrei em 1969, um pouco depois dele criar o grupo, e continue na música”, contou o ex-maestro Henrique Gomes.

A Banda Marcial foi fundada em 7 de abril de 1965. Desde então, maestros e músicos passaram por ela, deixando um pouco de sua marca na trajetória musical da escola. “A história da banda se confunde com a história da Satc. Não há como separar. Hoje, mais que ser uma forma de estimular o conhecimento técnico, proporcionamos também valores pessoais”, ponderou o diretor da Edutec/Satc, João Luiz Novelli.

O encontro em comemoração aos 50 anos também foi uma forma de ex-integrantes matarem um pouco da saudade. A paixão pela música, ainda adolescente, trouxe Erick Schmit Gregório para a banda. Aos 11 anos, ele começou tocando bumbo e depois bombardino. “A gente se apresentava em todos os lugares. Natal, Sete de Setembro, eram muitas apresentações. Mas não tinha cansaço, aquilo era nossa alegria”, lembra ele.

Um espetáculo à parte, a banda chegou a fazer mais de cem apresentações em um ano pela região Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. Mas não foi só a paixão pela música que enchia o coração de Erick. Foi ali, em 2004, que ele conheceu Renata de Medeiros Dias, integrante do corpo coreográfico. “Estudávamos aqui, mas a gente não se conhecia”, contou Renata.

E foi na banda que se aproximaram. A amizade virou namoro que depois virou casamento. Nesta sexta, Erick e Renata, como tantos outros, se encontraram para celebrar a boa música e as histórias que a banda traz. A noite terminou com os parabéns a todos e o corte do bolo de aniversário. 

Colaboração: Redação Portal Satc