Geral

Banho de balde traz tranquilidade aos bebês do HMISC

Técnica é feita pelas fisioterapeutas do hospital

Corpinho relaxado, tranquilidade para o bebê e inúmeros benefícios. São esses os principais motivos que fez com que o “banho de balde” ganhasse espaço no Hospital Materno Infantil Santa Catarina. A técnica feita pelas fisioterapeutas do HMISC traz resultados positivos e influencia na qualidade de vida e no desenvolvimento dos recém-nascidos, principalmente os prematuros.

“O banho de balde é uma técnica que necessariamente precisa ser feita por um fisioterapeuta. É como uma hidroterapia para os bebês. A água na temperatura adequada alivia a dor, reduz os espasmos, além de relaxar a musculatura. Se formos avaliar o ponto de vista fisiológico, é possível o reajuste do sistema circulatório e respiratório”, explica a fisioterapeuta Daniela Roman.

Segundo ela, o procedimento é utilizado especialmente nas crianças prematuras, mas há a possibilidade de ser feita em outros bebês que podem usufruir dos benefícios. “O banho dura em torno de dez minutos. É um período que eles ficam completamente relaxados. A técnica é utilizada em pacientes que estejam sem acesso venoso. Os bebês também não podem ter ventilação mecânica e precisam estar estável hemodinamicamente”, ressalta Daniela.

Para a enfermeira da UTI do HMISC, Lysiane de Almeira Boer, o projeto auxilia muito na tranquilidade dos pequenos pacientes. “Se a criança está agitada, bastar dar um banho de balde que acalma. No entanto, é preciso ressaltar que o procedimento não pode ser feito em casa. No hospital, a técnica é utilizada sempre com a presença da fisioterapeuta, além de um técnico ou enfermeiro para auxiliar”, aponta Lysiane.

Durante o banho, a sensação do peso corporal da criança é semelhante à sensação encontrada dentro do útero. Quando a técnica é feita com pouca luz, silêncio ou sons reduzidos, juntamente com calor e a água, a criança passa a ter de volta a referência encontrada antes do nascimento, ainda no útero da mãe, o que traz de volta a tranquilidade e a segurança.

O banho no Hospital  Santa Catarina é realizado pelas fisioterapeutas Susana C. Aguiar, Daniela Roman e Patrícia Patrício.

Tranquilidade para os pequenos

Os gêmeos Lucas e Mateus Tartari de Oliveira nasceram no dia 30 de janeiro. Com 1.385 quilo e 1.570 quilo respectivamente. A mãe Katiucia Nascimento Tartari sentiu os benefícios do banho dado em um dos filhos. “Somente o Lucas pode usufruir da técnica, já que o Mateus estava com acesso. Ele ficou incrivelmente calmo. Depois do banho estava muito tranquilo. A diferença é muito grande, é visível como ficam relaxados”, explica a mãe.

Segundo ela, a experiência só trouxe benefícios. “Depois do banho, era até difícil acordar ele para tomar a mamadeira, de tão tranquilo que ele ficava”, enaltace Katiucia.
Os bebês tiveram alta no domingo, (03), do HMISC.

Principais benefícios:
* Ativa a circulação sanguínea;
* Diminui crises de cólicas;
* Permite a melhora nos estados de agitação e insônia;
* Ajuda a eliminar as toxinas do organismo;
* Estimula o desenvolvimento neuropsicomotor responsável pelo sistema nervoso, aspecto psicológico e coordenação motora;
* Traz paz e harmonia para a criança.

Jéssica Pereira/Comunicação Hospital São José