Educação

Bem-vindos, construtores do futuro

As férias acabaram, materiais escolares prontos, professores preparados, escolas organizadas, alunos ansiosos e saudosos.

Divulgação

As férias acabaram, materiais escolares prontos, professores preparados, escolas organizadas, alunos ansiosos e saudosos… Eis que se inicia o período mais importante na vida das crianças, adolescentes e jovens, que buscam nos bancos escolares o desenvolvimento pessoal e intelectual para a inserção na sociedade, como cidadão e profissional. Aí reside a responsabilidade do Professor, pois a ele cabe a tarefa de informar e formar os construtores do futuro.

Temos falado muito no poder do professor no exercício de sua missão, apesar de muitos ainda não se darem conta disto. O impacto da educação no desenvolvimento de um país é tão grande quanto a política, a economia, a tecnologia e tantas outras áreas fundamentais. O professor tem a responsabilidade de desenvolver hábitos e aprimorar habilidades de aprendizagem, sem os quais o cidadão do futuro será um alienado. São verdades inquestionáveis, que nos assustam muito. O verdadeiro mestre precisa se desapegar dos antigos hábitos e conceitos, buscando uma nova forma de ensinar, mas para isso tem de estar disposto a aprender sempre. Assim, cada início de ano é um novo começo, não apenas uma volta às aulas, tanto para os alunos quanto para a instituição de ensino.

A volta às aulas é um momento de extrema importância, devendo ser bem preparado para que alunos, famílias e professores marquem este início como uma grande parceria, pois os desafios surgirão, e não são poucos. Sem união de forças e ideias é difícil caminhar. É importante que os alunos sintam que estavam sendo esperados, que houve uma dedicação na preparação do ambiente para recebê-los. Esta geração que aí está vem em busca do novo, não se contenta com a mesmice, pois a tecnologia os coloca, a qualquer momento, a par de tudo o que há de novo, embora, muitas vezes, com distorções, mas aí que entra a força do professor para trazê-los à aprendizagem, mostrando quais os caminhos são melhores para eles.

A semana pedagógica que as escolas realizam é exatamente para preparar a recepção da matéria-prima mais preciosa que um profissional tem em suas mãos: o ser humano. O professor é um privilegiado por ter sob sua responsabilidade a formação de pessoas. Então, prepare-se para receber, em grande estilo, a plateia que o aplaudirá o ano todo.

A escola tem de estar organizada em seu espaço físico, mas de nada adianta se o corpo docente não se encher de entusiasmo e amor para este momento. Surpreenda os veteranos com novas propostas de trabalho; acolha os novos e convença-os que esta é a escola dos sonhos deles; garanta aos pais que seus filhos estarão em boas mãos, mostrando-lhes a melhor proposta pedagógica, e conte com eles como parceiros na trajetória. Nenhum pai se negará a dar as mãos para um filho na caminhada.

Professor, aprenda a usar a tecnologia como sua aliada. O mundo digital chegou para ficar, e a escola não pode ficar alheia. Porém, é preciso educar para o uso racional. Converse sobre isso já no primeiro dia; crie grupos de WhatsApp com os pais e mantenha-os informados sobre o trabalho escolar; use a fanpage da escola para expor trabalhos dos alunos e os seus; motive os pais; crie um laço; divida alegrias, sucessos, dificuldades também …

Estamos fazendo a educação do século XXI… O mundo não nos perdoará se não o deixarmos melhor do que o encontramos.

Notícias Relacionadas

Escolas devem reduzir em 15% mensalidades do ensino infantil durante pandemia, decide TJ

A pena em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por aluno e por mês.

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina