Geral

Biblioteca pública vai trocar de endereço

Mudança se dá devido a revitalização do prédio da biblioteca na rua Voluntário Fermino

Clima de mudança na biblioteca pública municipal Romeu D´Ulysséa, localizada temporariamente no bairro Progresso. Pacotes estão sendo organizados e livros guardados. Nos próximos dias, o acervo com 22.285 mil livros deve voltar para o centro histórico.

Devido as obras de revitalização do prédio da biblioteca na rua Voluntário Fermino, os livros serão instalados, em caráter emergencial, na antiga instalação da delegacia regional (nas proximidades do Centro Cultural Santo Antônio).

“O endereço atual é longe do centro e não está com boas condições para atender a demanda”, disse o secretário da Educação, Luis Fernando Schiefler.

A comodidade para a população se estende com títulos, diversificados em literatura infantil, juvenil, história, catarinense e livros didáticos, mas também para direito, administração e economia, por exemplo.

Atualmente, 6.455 mil pessoas estão cadastradas como leitores na biblioteca pública. A bibliotecária Kátia Regina de Souza Borges é a responsável pelos trabalhos desenvolvidos no setor, juntamente com a sua equipe.

A sede da biblioteca está passando por uma revitalização, no valor de R$ 276.363 mil, o projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça. O novo prédio deve ser entregue no mês de junho. Encontra-se agora na fase de licitação dos móveis.

História

O prédio onde funciona a Biblioteca Pública Municipal, primeiramente, era habitado por uma família. Em 1894 foi adquirido pela Prefeitura e transformado no Instituto Municipal de Educação.

Em 1911, o superintendente do município, Oscar Guimarães Pinto, reuniu as freiras da cidade para instalar no local o colégio Stella Maris, onde ficou sediado até 1929.

Em 1932 foi fundado no local o Ginásio Lagunense, que foi mantido até 1964, quando foi construída a sede do Centro de Educação Almirante Lamego – Ceal.

Já funcionou também ali, Secretaria Municipal de Educação e Câmara de Vereadores.