Geral

Bispo anuncia projeto para construção de novo santuário diocesano

Templo será construído na comunidade de Morro Bonito, atualmente servida pela Paróquia São Donato, de Içara

Na tarde desse domingo (24), dia em que a Igreja comemora a natividade de São João Batista, o precursor da missão de Jesus, a Diocese de Criciúma vivenciou uma grande concentração do Apostolado da Oração (AO), acolhida pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho.

Com milhares de fiéis de toda a diocese, o bispo Dom Jacinto Inacio Flach anunciou oficialmente, na Santa Missa que encerrou o encontro diocesano iniciado pela manhã, o projeto para construção de mais um santuário na diocese.

Uma boa notícia aos associados do AO, já que o segundo santuário diocesano será dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. “Estamos realmente pensando em construir um santuário para Ele, o Coração Misericordioso do Senhor. Já tivemos reuniões e meu sonho hoje era mostrar a vocês o primeiro projeto”. Conforme Dom Jacinto, uma reunião deverá acontecer na próxima semana, para discutir detalhes sobre o templo que será construído na comunidade de Morro Bonito, atualmente servida pela Paróquia São Donato, de Içara (SC).

“Alguns padres já estiveram lá e estão todos admirados, pois é um lugar belíssimo. Cerca de 7 hectares, fruto de uma doação da senhora Ana e do senhor Zefiro Giassi”. O epíscopo adiantou alguns detalhes acerca do projeto, que contemplará um lago e um pequeno “jardim das oliveiras”. Próximo a eles, haverá uma capela e uma via-sacra, que conduzirá até a colina, onde será construído em formato de cruz o santuário. O projeto é acompanhado pelo padre Bento Zilli, Mestrando em Teologia com especialização em Liturgia, Arte e Espaço Sagrado pela PUC-RS.

Segundo Dom Jacinto, a intenção é acolher de modo especial os mais pobres e sofredores, e dar-lhes assistência espiritual. “Para que lá, junto ao Coração de Jesus, encontrem misericórdia”, afirma.

O projeto está em sua fase inicial e até o fim do ano a Diocese de Criciúma promoverá o lançamento da pedra fundamental. “Será um grande momento para muitas pessoas. Não só para nós, mas para os que virão depois de nós. Um projeto de amor, onde a misericórdia de Deus vai ser plenamente acolhida no coração das pessoas”.

Ainda em sua homilia, Dom Jacinto fez um apelo para que mais homens, jovens e crianças, participem também do Apostolado da Oração, movimento que hoje conta com grande número de mulheres.

No momento do Ofertório, zeladores e associados do AO destinaram sua oferta à obra do novo santuário. A Diocese de Criciúma atualmente conta com um santuário diocesano, dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio, no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza (SC).

Ao final da celebração, o padre Carlos Weck falou sobre a importância do associado como “servo humilde, generoso e perseverante” e aclamou o assessor e o coordenador diocesanos do AO, padre Vilcinei Clarindo e Vilson de Oliveira.

Antes da benção final, o padre Antonio Madeira convidou todos a rezarem pelas vocações, convidando para as ordenações presbiterais no dia 15 de setembro, do diácono Éder Carminatti (diocesano) e no dia 03 de novembro, do diácono Carlos André Câmara (rogacionista).